Meio Ambiente: Sabesp combate a degradação ambiental nas represas

Empresa combina esforços com prefeitura e sociedade para desenvolver projetos que promovam o turismo

qui, 18/09/2003 - 15h13 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado e a Prefeitura Municipal de Piracaia, em parceria com a Associação de Amigos para Defesa Ambiental das Represas do Jaguari-Jacareí e Cachoeira (AADARJ), estão
desenvolvendo um projeto para recuperação ambiental de um trecho da
Represa Jaguari-Jacareí, utilizado para lazer nos fins de semana e
feriados.

Esse trecho, conhecido como ‘Prainha’, localizado no bairro dos
Cubas, chega a receber mais de 200 pessoas a cada fim de semana, que sem contar com uma infra-estrutura adequada para lazer, deixam ali uma grande quantidade de lixo, causam danos à vegetação e podem, inclusive, comprometer a qualidade da água utilizada para o abastecimento público.

O projeto, que recebeu o nome de Nossa Água 1, isso porque a idéia é estendê-lo para outras áreas que também tem passado por um processo de degradação; tem como objetivo principal preservar as
condições da natureza ao redor das Represas Jaguari, Jacareí e Cachoeira.

O primeiro passo foi assinar, em junho de 2003, um convênio entre
as três instituições que mantém o projeto: Sabesp, Prefeitura de
Piracaia e ADDARJ estabelecendo responsabilidades, metas e prazos. Em seguida, foi feito o cercamento da área e iniciado um projeto de educação ambiental com escolas da região.

Os próximos passos envolvem a limpeza da área e a recomposição florestal da mesma. Para a limpeza está sendo organizado um evento, para o dia 5 de outubro, quando diversos voluntários estarão retirando o lixo das margens da represa.

Após esse movimento, a Sabesp iniciará o plantio de mudas vegetais nativas. Também estão previstas a formação de horta experimental
e comunitária e a implantação de uma escola de ensino de educação
ambiental.

Uma nova opção de lazer

A fim de não retirar da população uma opção de lazer, com o fechamento da ‘Prainha’, a Sabesp, em conjunto com a prefeitura de
Piracaia e a ADDARJ, está construindo o Parque Cachoeira. Uma área de grande beleza natural, que contará com espaço para a pesca; criação de um bosque; além da construção de um viveiro para o plantio de mudas; e da implantação de um núcleo de informação e educação ambiental voltado para a gestão dos recursos hídricos.

A grande vantagem desse Parque será o respeito à natureza. Lá, os
visitantes irão contar com toda a infra-estrutura básica (latas de lixo, área para estacionamento, etc.), para poder se divertir com segurança, não causando prejuízos ao meio ambiente.

Mais do que simplesmente o saneamento básico, a Sabesp se preocupa
com a formação de uma consciência ambiental mais ampla, hoje e para as futuras gerações. Serviço público de qualidade, com respeito ao cidadão e ao meio ambiente.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.