Meio Ambiente: Responsabilidade socioambiental é tema de ciclo de debates

Evento conta com apoio da Secretaria do Meio Ambiente

seg, 30/09/2002 - 13h57 | Do Portal do Governo

A Entidade Ecológica e Educacional do Vale do Paranapanema (Envapa) promoverá o 4º Ciclo de Debates Sobre Meio Ambiente, enfocando o tema ‘Responsabilidade Socioambiental – Qual o nosso Papel?’, nas cidades de Presidente Prudente, Assis e Ourinhos.

O objetivo é conscientizar a sociedade para o uso eficiente de matérias-primas, água e energia, mostrando o exemplo de vários setores produtivos que transformam esse diferencial em uma vantagem competitiva dentro do mercado. O ciclo conta com apoio da Secretaria do Meio Ambiente.

Pesquisas recentes revelam que nos Estados Unidos e na Europa, 50% dos consumidores se disporiam a pagar mais por produtos de indústrias socialmente responsáveis. Essa tendência já se verifica no Brasil, onde profissionais mais qualificados preferem trabalhar em organizações que respeitam os direitos, a segurança e a qualidade de vida dos funcionários.

Os organizadores do evento, que tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, entendem que a crise no mercado mundial, com reflexos nas relações sociais em todo o planeta, exige mudanças de comportamento para a construção da cidadania e de uma sociedade mais justa e igualitária que respeite o meio ambiente.

Com esse objetivo é desenvolvido um trabalho de conscientização discutindo o papel do Estado (primeiro setor), do mercado (segundo setor) e das organizações não-governamentais – ONGs (terceiro setor) e da sociedade civil, promovendo uma reflexão sobre as formas de exercer a responsabilidade socioambiental.

Debates

O ciclo de debates começará nesta segunda-feira, dia 30, em Presidente Prudente, às 20 horas, no Anfiteatro 1 da FCT – UNESP: em Assis, no dia 1º de outubro, às 14 horas, no Auditório ‘Antônio Merisse’ da UNESP; e em Ourinhos, no dia 1º de outubro, às 20 horas, na Faculdade Estácio de Sá.

Estão programadas as seguintes palestras:

:: O Brasil e as Convenções Internacionais de Meio Ambiente – Roberto Kishinami, ex-diretor do Greenpeace, físico, é consultor nas áreas de meio ambiente e planejamento energético.

:: As mudanças no Papel do Estado e a Criação de Novos Instrumentos na Gestão do Meio Ambiente – Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer, socióloga da Divisão de Questões Globais da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, é mestre em Política e Gestão Ambiental.

:: As Principais Tendências de Mudanças no Comportamento do Setor Empresarial com Relação às Responsabilidades Socioambientais e o Papel da Duke Energy do Brasil -Denise Macedo, jornalista, gerente de comunicação da Duke Energy do Brasil, pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Universidade de Paris IV-Sorbonne.

:: O Papel da Participação Popular e do Ministério Público nas Ações de Preservação Ambiental no Sistema Jurídico Atual – Luís Roberto Gomes, advogado, procurador da República em Presidente Prudente, professor de Direito Penal, Direitos Difusos e Coletivos.

Outros debates

Até o final do ano, estão programados os seguintes debates:
14 e 15 de outubro ‘O Brasil e a Rio+10’
18 e 19 de novembro ‘Mudanças Climáticas e a Redução da Camada de Ozônio’
2 e 3 de dezembro ‘Saúde e Meio Ambiente’

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente