Meio Ambiente: Representantes do governo da Rússia visitam secretaria

Anunciaram adesão ao Protocolo de Kyoto

sex, 28/02/2003 - 16h45 | Do Portal do Governo

O Cônsul Geral da Federação da Rússia, Igor Morozov, o parlamentar russo Vladimir Volkov, que também preside o Centro Russo de Parlamentarismo convidou o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg e o presidente da Cetesb, Rubens Lara para participar da próxima Conferência Mundial de Mudanças Climáticas, que deverá ocorrer de 29 de setembro a 3 de outubro, na Rússia. O convite foi feito na última quinta-feira, dia 27, na Secretaria do Meio Ambiente.

Durante a Conferência Mundial, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, irá anunciar oficialmente a adesão de seu governo ao Protocolo de Kyoto. Este acordo entre governos para controle de emissão de carbono foi aberto para assinatura no dia 16 de março de 1998.

Só entra em vigor depois que pelo menos 55 partes da Convenção Quadro – resultado da reunião da Conferência das Partes no Japão, em 1997 – tiverem ratificado, incluindo os
países desenvolvidos que contabilizarem pelo menos 55% das emissões totais de dióxido de carbono em 1990.

Até agora 84 países já assinaram, dos quais 34 ratificaram o Protocolo. Os únicos países que resistem ao tratado são Estados Unidos e Austrália, bastando a adesão da Rússia – o que poderá se confirmar em setembro – para que o acordo entre em vigor.

Da Cetesb
C.A