Meio Ambiente: Representante da Cetesb vai coordenar fórum de comitês de bacia

Maria Emília Botelho é eleita coordenadora geral do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas

qua, 21/09/2005 - 20h38 | Do Portal do Governo

O Fórum Paulista de Bacias Hidrográficas elegeu, para um mandato de dois anos, o seu novo coordenador geral. Trata-se da representante do Grupo dos Comitês do Alto Tietê, Sorocaba- Médio Tietê e Piracicaba-Capivari-Jundiaí, Maria Emília Botelho, que também é assistente-executiva da Presidência da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB. Esta é a primeira vez que a coordenação geral do fórum, instalado em 8 de maio de 2003 e que conta com a participação dos 21 comitês de bacias hidrográficas legalmente constituídos no Estado, será exercida por um representante da CETESB. “A minha maior expectativa é realizar uma gestão compartilhada com todos os participantes do fórum, nos próximos dois anos”, ressalta Maria Emília.

O Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas tem como metas apoiar os debates sobre políticas públicas nacional e estadual para gestão das águas; incentivar a troca de experiências entre os comitês constituídos; organizar e definir as discussões e estratégias para solução dos problemas; acompanhar e divulgar as decisões referentes às ações ligadas aos recursos hídricos; divulgar e disseminar informações técnicas; e obter fontes de financiamento e oportunidades para realização de novos projetos.

“Decidir todos os programas e ações em conjunto com representantes dos Estados, municípios e sociedade civil é a nossa principal meta. É uma vontade da nova coordenação dos comitês capacitar o corpo técnico, tendo como base a necessidade particular de cada bacia hidrográfica”, explicou a nova coordenadora.

Com esta eleição, o colegiado que vai coordenar o Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas ficou assim constituído: Maria Emília Botelho, da CETESB, coordenadora geral e representante do Grupo de Comitês do Alto Tietê, Sorocaba-Médio Tietê e Piracicaba-Capivari-Jundiaí; Edson Geraldo Sabbag, do Grupo de Comitês do Alto Paranapanema, Aguapeí-Peixe, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema; Antônio José Tavares Ranzani, do Grupo de Comitês do Baixo Tietê, Tietê-Batalha, Tietê-Jacaré, São José dos Dourados e Turvo Grande; Amauri da Silva Moreira, do Grupo de Comitês do Baixo Pardo-Grande, Mogi-Pardo, Sapucaí-Mirim Grande; e Ney Akemura Ikeda, do Grupo de Comitês da Baixada Santista, Litoral Norte, Paraíba do Sul, Serra da Mantiqueira e Ribeira do Iguape-Litoral Sul.

“O avanço nas discussões por uma política para os recursos hídricos dentro dos 21 comitês de bacias hidrográficas do Estado nos últimos dez anos, mostrou que o nosso trabalho não é estanque e que uma integração dinâmica e planejada se faz necessária para o gerenciamento das águas. Este é o trabalho do Fórum Paulista: integrar todos os comitês com o único objetivo de cuidar das nossas águas”, reforça Lupércio Ziroldo Antônio, coordenador-geral no biênio 2003/2005.

No âmbito do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas, o Estado de São Paulo é representado por Carlos Eduardo Nascimento Alencastri e José Maria Morandini Paolielo, pelo governo estadual; José Roberto Tricoli e Carlos Arruda Garms, pelos municípios, e por integrantes do SOS Mata Atlântica e CIESP – Centro de Indústrias do Estado de São Paulo, pela sociedade civil.