Meio Ambiente: Relógios informam qualidade do ar na cidade de São Paulo

Inicialmente, o sistema terá dez painéis instalados em pontos estratégicos da cidade

ter, 28/01/2003 - 15h13 | Do Portal do Governo

Os índices de qualidade do ar elaborados diariamente pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) voltam a ser divulgados por meio de relógios instalados nas grandes avenidas, em São Paulo.

A Cetesb estabeleceu uma parceria com a empresa Publicrono, que desde 1998 administra os relógios que informam a hora e a temperatura, devendo até o início de fevereiro passar a divulgar também os índices de qualidade do ar na cidade.

Serão utilizados os relógios já instalados, que possuem um painel gráfico inteligente de alta intensidade luminosa, visível mesmo durante o dia. O painel é controlado por um microprocessador conectado por meio de linha telefônica à central instalada na sede da Publicrono, que receberá, pela Internet, as informações sobre a qualidade do ar diretamente dos computadores da Cetesb. Esses dados, depois de formatados automaticamente, serão enviados, sem interferência humana, aos painéis.

Inicialmente, o sistema terá dez painéis instalados em relógios localizados em pontos estratégicos da cidade, informando a qualidade do ar em todos os pontos medidos pela agência
ambiental na capital paulista. As informações sobre a qualidade do ar poderão ser alteradas de forma dinâmica, permitindo-nos assim, a qualquer instante, informar e orientar a população sobre os cuidados a serem tomados em episódios críticos.

Os dois primeiros relógios já instalados são os das avenidas Dr. Chucri Zaidan com Baltazar Fernandes e Pedro Álvares Cabral com Abílio Soares.

Os demais serão instalados nas avenidas Paulista, em frente ao MASP, Washigton Luís, em frente ao Aeroporto de Congonhas, e nos cruzamentos da Avenida Rebouças com Avenida Dr. Arnaldo, Avenida dos Bandeirantes com Rua Conceição de Monte Alegre, Avenida Juscelino Kubitscheck com Rua João Cachoeira,Via Leste-Oeste com Viaduto 14 de Julho (saída do ‘Minhocão’ para Radial Leste), Avenida 9 de Julho com a Rua Bandeira Paulista e Rua Xavier de Toledo com a Praça Ramos de Azevedo (em frente ao Teatro Municipal).

Cris Olivette da Secretaria do Meio Ambiente
C.A