Meio Ambiente: Região oeste do Estado tem rios despoluídos e em boas condições

Até 2004, 97% do esgoto doméstico de 43 municípios da região do Baixo Tietê será tratado

qua, 06/08/2003 - 9h11 | Do Portal do Governo

A região oeste do Estado de São Paulo apresenta o maior número de rios com avaliação entre boa e ótima, segundo pesquisa realizada pela Cetesb. Além das condições geográficas que favorecem os bons resultados (altas vazões dos rios que permitem maior diluição dos poluentes), é importante destacar o trabalho da Diretoria de Bacia do Baixo Tietê, uma das oito Diretorias de Bacia do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), vinculado à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Saneamento.

“Hoje, o que mais agride o rio é o esgoto urbano. Toda cidade tem o seu esgoto. Mas, nossa região é privilegiada.”, explica o engenheiro Lupércio Ziroldo Antonio, diretor do DAEE de Birigüi, que atende a 109 municípios divididos em três unidades: Tietê Batalha, Tietê Jacaré e Baixo Tietê.

Nos 43 municípios do Baixo Tietê, 75% dos esgotos são tratados. Apenas os municípios de Birigüi (70% da estação de tratamento já está construída) e Mirandópolis (as obras devem começar esse ano) não têm seus esgotos tratados. Até 2004, com as obras concluídas, estima-se que 97% do esgoto doméstico da região seja tratado.

As ações devem ser expandidas para todos os outros municípios. No sábado, será inaugurado o Sistema de Tratamento de Esgoto, em Potirendaba, município de 12.000 habitantes. “Há 3 anos, o índice de tratamento era zero. Agora, 100% do esgoto de Potirendaba pode ser tratado”, comemora Lupércio Antonio.

Técnicos do DAEE trabalham em parceria com os municípios, órgãos do governo estadual e com a população para atingir melhores resultados neste trabalho. “As parcerias com as prefeituras são fundamentais para priorizar as obras dentro dos recursos dos municípios”, afirma o engenheiro.

Reconhecimento do trabalho

O DAEE de Birigüi, por meio da Diretoria de Bacia do Baixo Tietê (BBT), recebeu o Prêmio Medalha da Ecologia de Qualidade Ambiental outorgado pela Sociedade Brasileira de Heráldica, Medalhística, Cultural e Educacional (instituído pela Ordem Nacional do Mérito Ecológico e Ambiental), em reconhecimento ao trabalho de desenvolvimento de ações de saneamento básico e ambiental.

A diretoria do DAEE de Birigüi participa diretamente de projetos e obras de sistemas de esgotamento sanitário de vários municípios, melhorando a qualidade dos mananciais da região, há 20 anos. Além disso, contribuiu na construção de sistemas de tratamento nos municípios de Penápolis, Guararapes, Andradina, Valparaíso, Braúna, Bilac, Glicério, José Bonifácio, Nova Aliança, Araçatuba e outros municípios.

Lupércio Ziroldo Antonio recebeu a Medalha de Ecologia em reconhecimento ao seu esforço pessoal para o desenvolvimento sustentado na região, com a realização de serviços e obras para proteção ambiental. “Existem tantos outros profissionais trabalhando e outros parceiros como a Cetesb, por exemplo, que mereciam o prêmio”, afirma Lupércio, que já trabalhou em mais de 40 projetos de sistemas de tratamento de esgoto.

Regina Amábile
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)