Meio Ambiente: Publicada cartilha sobre preservação e recuperação de nascentes

Diretora do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) é uma das autoras

qui, 24/06/2004 - 14h16 | Do Portal do Governo

‘Preservação e Recuperação das Nascentes (de água e de vida)’: este é o título da cartilha publicada pela Câmara Técnica de Conservação e Proteção aos Recursos Naturais, pertencente ao Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ).

Uma das autoras da publicação é Márcia Calamari, diretora da Divisão Regional do Centro-Paulista, com sede em Campinas, do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN), órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Segundo Márcia, a cartilha foi elaborada atendendo a uma necessidade do próprio comitê de bacia: ‘Ela vai ser muito útil para orientar os projetos voltados para o aumento da quantidade e a melhoria da qualidade das águas dos mananciais.’

Com 53 páginas ilustradas com fotos e figuras, a cartilha é dividida em oito capítulos: Introdução, Ciclo hidrológico e hidrogeologia da nascente, Legislação relacionada às nascentes e aos outros recursos hídricos decorrentes e trâmites necessários para legalizar ações interferentes, Cuidados primários essenciais em relação à área adjacente às nascentes, Cobertura vegetal em torno das nascentes, Aproveitamento para consumo no abastecimento rural ou urbano e Apresentação de algumas nascentes e detalhes sobre o estado de preservação.

Márcia divide a autoria da publicação com outros especialistas que, também, participam do trabalho do CBH-PCJ. São eles: Fernando César Vitti Tabai, Consórcio das Bacias PCJ; Rinaldo de Oliveira Calheiros, Instituto Agronômico de Campinas; e Sebastião Vainer Bosquilia, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Os dois últimos são, ainda, autores das fotos publicadas.

Mais detalhes podem ser obtidos junto ao CBH-PCJ, pelo endereço eletrônico comitepcj@recursoshidricos.sp.gov.br ou pelo
telefone 0xx(19)-3434.5111.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Cris Olivette/L.S.