Meio Ambiente: Projeto ‘Produção+Limpa’ na indústria têxtil será ampliado para todo o Estado

Lançamento da segunda fase do projeto piloto será nesta quarta-feira, dia 16, em Americana

qua, 16/10/2002 - 10h04 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 16, será realizado, no município de Americana, o lançamento da segunda fase do projeto piloto de Produção + Limpa / Prevenção à Poluição (P2) para indústria têxtil, ampliando o projeto para todo o Estado de São Paulo.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Estadual do Meio Ambiente (SMA), por intermédio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), com o apoio do Ciesp de Americana, Sinditec e Associação Comercial e Industrial de Americana.

Redução da poluição e desperdícios

O projeto piloto de Prevenção à Poluição (P2) tem como objetivo orientar, experimentalmente, o setor têxtil, na aplicação contínua de estratégias ambientais, que visem a adoção de medidas preventivas que possibilitem a redução da poluição na fonte, bem como desperdícios de água, energia, produtos químicos e outras matérias-primas, utilizadas no processo industrial. A idéia é aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ambientais para a melhor satisfação dos clientes, aumento do desempenho e da produtividade e a melhoria da imagem das empresas.

Resultados incentivaram expansão para todo o Estado

A primeira fase do projeto foi aplicada pelas empresas Cermatex e Santista, da cidade de Americana, que obtiveram resultados significativos, incentivando a expansão do programa para outras empresas do setor, em todo o Estado de São Paulo.

Entre as medidas adotadas, nesta primeira etapa estão a instalação de válvulas de bloqueio e torneiras com fechamento automático e a reutilização de água nos setores de tinturaria e acabamento dos tecidos, que permitiram uma redução do consumo de água.

A substituição de lâmpadas de vapor metálico e a instalação de ‘timer’ para acionamento da iluminação resultaram em significativa diminuição de energia elétrica. Já na estação de efluentes líquidos, foi coletada e comercializada a soda cáustica utilizada no processo industrial, que motivou a redução de consumo de ácido sulfúrico em aproximadamente 95%.

Data: Quarta-feira, dia 16 de outubro de 2002
Horário: 18 horas
Local: Auditório do Senai – Avenida Brasil, nº 2.801 – Americana-SP.