Meio Ambiente: Projeto Pomar será ampliado para as margens do Rio Tietê

Projeto vai recuperar 25,5 km de marginais

qua, 03/07/2002 - 17h04 | Do Portal do Governo

O Projeto Pomar será ampliado para as margens do Rio Tietê. Após a conclusão do trabalho de revegetação de 28 quilômetros nas duas margens do Rio Pinheiros, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente está concluindo negociações com a CESP – Companhia Energética de São Paulo, que será a primeira empresa-parceira do programa nos trabalhos de recuperação paisagística dos 25,5 quilômetros de margens do trecho urbano do Tietê, entre o Cebolão e a Barragem da Penha.

O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, iniciou a obra na abertura do Workshop Matas Ciliares: Contribuições para o Planejamento Estratégico do Programa de Repovoamento Vegetal do Estado de São Paulo, que reuniu técnicos e especialistas, promovendo a articulação e a integração das instituições que desenvolvem atividades relacionadas à recuperação desse tipo de cobertura vegetal.
Segundo Helena Carrascosa von Glehn, coordenadora do Projeto Pomar, o início de plantio do primeiro trecho, ainda a ser definido, deverá coincidir com o início do período de chuvas, no final do ano. O plantio nos demais trechos serão programados a partir do conhecimento do cronograma de obras do programa de rebaixamento da calha do rio, sob responsabilidade do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica.

Foram montados quatro grupos de trabalho, formados por engenheiros agrônomos, geólogos, pesquisadores científicos e outros, que discutiram questões como critérios e diretrizes para a definição de áreas prioritárias para programas de recomposição das matas ciliares; escolha de espécies e metodologias de produção de sementes e de colheita; o levantamento da capacidade instalada e efetiva dos viveiros públicos e privados; mecanismos que viabilizariam a adesão de proprietários rurais em programas de recuperação; e fontes de recursos para financiamento, entre outros assuntos.

Diversas iniciativas já foram desenvolvidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente para aumentar a área de mata ciliar. Recentemente, foi criado o Programa de Repovoamento Vegetal do Estado de São Paulo, que veio a se somar ao programa de incentivo à produção de madeira de lei e a uma resolução, de novembro de 2001, que definiu ações para o reflorestamento de áreas degradadas.

‘São decisões políticas como estas que podem representar avanços importantes e necessários ao desenvolvimento sustentável, especialmente quando se destaca que, na prática, poucos acordos realizados na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em 1992, no Rio de Janeiro, tiveram desdobramentos favoráveis’, observa Luiz Mauro.

Texto: Renata Egydio – Secretaria do Meio Ambiente