Meio Ambiente: Projeto Pomar recupera mais 1,5 km nas margens do Rio Pinheiros

Iniciativa do governo paulista conta com a parceria de empresas privadas

sex, 19/04/2002 - 12h37 | Do Portal do Governo

Com o plantio de quase 50 mil mudas de espécies diversas, foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 19, um trecho de 1,5 quilômetro na margem direita do Rio Pinheiros, dentro do Projeto Pomar, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O trecho, que ocupa uma área de 10.800 metros quadrados, recebeu a denominação de Hebraica-Rebouças por se situar junto à estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de mesmo nome.

Seguindo o projeto elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente, a Companhia Suzano de Papel e Celulose, parceira neste trecho, plantou 320 árvores, como sapucaia, pitanga, quatro espécies diferentes de ipê e pata de vaca, 90 palmeiras, 2.600 mudas de plantas arbustivas e 45.000 mudas de plantas herbáceas. Além dos custos de implantação, estimados em R$ 150 mil, a empresa assumiu também a responsabilidade pela manutenção da área, por um prazo de cinco anos.

De acordo com os objetivos do Projeto Pomar, foi utilizada mão-de-obra de dez bolsistas das Frentes de Trabalho, recrutados pelo Programa Emergencial de Auxilio ao Desemprego, instituído pelo Governo do Estado. Esses trabalhadores, além da bolsa no valor de um salário mínimo, têm a oportunidade de freqüentar cursos para se qualificarem como padeiros, jardineiros, encanadores, pedreiros e outras profissões.

Trechos inaugurados

O Projeto Pomar já teve inaugurados os trechos das empresas-parceiras TV Globo, Manah, Deutsche Bank e Microsoft, que arcam com os custos de implantação e manutenção dos jardins por cinco anos. Também a população tem apoiado a iniciativa do Governo do Estado: cerca de 400 pessoas se inscreveram como voluntários no Projeto Pomar, atuando no preparo do solo, plantio e manutenção de mudas nos canteiros da sede operacional do projeto localizada junto à Ponte João Dias. Além disso, um grande número de visitantes, principalmente estudantes e professores, visitam todos os dias o Núcleo de Educação Ambiental instalado pela secretaria na sede do Projeto Pomar, para a realização de palestras e oficinas sobre as atividades de recuperação das margens do Rio Pinheiros e preservação ambiental.

O Projeto Pomar foi a primeira iniciativa governamental a receber certificação pela Norma ISO 14.001, por ter implantado um Sistema de Gestão Ambiental, auditado pela Fundação Vanzolini, com o objetivo de assegurar a adequada gestão de emissões e resíduos, o uso racional de recursos naturais e a potencialização dos impactos positivos no meio ambiente.

A inauguração do trecho foi realizada na manhã de hoje no Clube ‘A Hebraica’, com a presença do secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e representantes da empresa-parceira.

Cris Couto
Da Secretaria do Meio Ambiente