Meio Ambiente: Projeto Pomar inaugura mais um jardim com 1,5 km nas margens do Rio Pinheiros

nd

sex, 19/04/2002 - 19h39 | Do Portal do Governo

A inauguração de mais um trecho de área recuperada do Projeto Pomar, nas margens do Rio Pinheiros, aproveitou a data, 19 de abril, Dia do Índio, para tornar a solenidade mais amena alternando os discursos com a apresentação de um coral de crianças da tribo guarani, fortalecendo as nossas ligações com a natureza.

O trecho é o da Companhia Suzano de Papel e Celulose, que assinou o compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, aderindo ao Projeto Pomar para a recuperação de uma área de 10.800 m2, ao longo de 1,5 km na margem direita do Rio Pinheiros. Denominado Hebraica-Rebouças, o trecho se localiza junto à estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, de mesmo nome.

A solenidade de inauguração foi realizada no Clube A Hebraica, que fica em frente ao trecho recuperado, e contou com a presença do presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Dráusio Barreto, representando o secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e do vice-presidente corporativo da Companhia Suzano, Daniel Feffer.

Dráusio Barreto disse que a data concretizou um sonho: ‘Quando plantamos a idéia do Projeto Pomar, poucos acreditaram, pois o Rio Pinheiros estava tão degradado que a sua recuperação parecia impossível. Hoje, esse sonho tornou-se realidade, são 250 mil mudas plantadas, revitalizando as margens do rio’.

No trecho, foram plantadas 320 árvores, como sapucaia, pitanga, quatro espécies diferentes de ipê, pata de vaca, 90 palmeiras, 2.600 mudas de plantas arbustivas e 45.000 mudas de plantas herbáceas. A Companhia Suzano arcou com os custos da implantação, estimados em R$ 150 mil, e assumiu a responsabilidade pela manutenção da área por um prazo de cinco anos. O projeto de recuperação ambiental e paisagística foi elaborado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Trechos inaugurados

O Projeto Pomar já teve inaugurados os trechos recuperados pela TV Globo, Manah, Deutsche Bank e Microsoft. Outros treze trechos continuam em obras e deverão ser inaugurados brevemente com o apoio de empresas. A iniciativa do Governo do Estado tem recebido, também, o apoio da população. Cerca de 400 voluntários se inscreveram para atuar no projeto colaboram no preparo de canteiros, plantio e manutenção de plantas.

Além disso, a sede do Projeto Pomar, localizado junto à Ponte João Dias, recebe diariamente um grande número de visitantes, principalmente estudantes e professores, que, por intermédio dos monitores do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, recebem informações sobre a atividade de recuperação das margens do Rio Pinheiros e a preservação ambiental.

O Pomar foi certificado com a Norma ISO 14.001, por ter implantado um Sistema de Gestão Ambiental, auditado pela Fundação Vanzolini, com o objetivo de assegurar a adequada gestão de emissões e resíduos, o uso racional de recursos naturais e a potencialização dos impactos positivos no meio ambiente. O projeto foi a primeira iniciativa governamental a receber esse certificado.

A mensagem dos índios guaranis

A cerimonia de inauguração de mais um trecho do Projeto Pomar contou com um momento singelo, que emocionou todos os presentes: a apresentação de um coral de crianças guaranis, que interpretou três peças indígenas. Em seguida, as crianças presentearam os ouvintes com objetos de artesanato, típicos da sua cultura.

‘O índio pensa redondo, como a terra, suas casas são redondas, seus cabelos são cortados redondos, em tudo há uma homenagem e respeito ao planeta. No Projeto Pomar, sinto que os homens civilizados estão deixando de pensar quadrado, como suas casas, e começam a pensar redondo, respeitando à vida e o meio ambiente’, disse o cacique guarani Daniel.

Cris Couto
Da Secretaria do Meio Ambiente