Meio Ambiente: Projeto Pomar chega ao município de Cotia

Primeiras mudas de árvores já foram plantadas

qui, 21/02/2002 - 11h47 | Do Portal do Governo

Cotia é o mais novo município a aderir ao Projeto Pomar, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, com o apoio do Jornal da Tarde, para a recuperação e revegetação de áreas degradadas ao longo de rios urbanos. Depois de promover o ajardinamento de uma área ao longo de 28 quilômetros nas margens do Rio Pinheiros, na Capital, o projeto foi implementando em diversos municípios do Estado.

Em Cotia, a Secretaria do Meio Ambiente assinou nesta quarta-feira, dia 20, um convênio com a prefeitura local, oferecendo assistência técnica e orientação para a implantação do Projeto Pomar. A solenidade, realizada em uma área de 8.200 metros quadrados, onde antes se encontrava um depósito de veículos apreendidos, marcou a criação do Parque do Lago Curupira onde foram plantadas as primeiras mudas de árvores.

O secretário-adjunto do Meio Ambiente, Paulo Ferreira, representando o secretário José Goldemberg, e o prefeito de Cotia, Joaquim Pedroso Neto, junto com outras autoridades, promoveram o plantio de três jerivás, uma espécie de palmeira típica da região adotada como símbolo do projeto. Em seguida, escoteiros e lobinhos plantaram dezenas de mudas de aroeira nas margens do lago existente no local.

Segundo Paulo Ferreira, o Projeto Pomar sintetiza a proposta da Secretaria do Meio Ambiente que busca o crescimento econômico com sustentabilidade ambiental. “O projeto, além da preocupação com a recuperação do
meio ambiente, envolve o setor econômico, oferecendo a oportunidade de incremento do balanço social das empresas, e promove a geração de empregos para combater a desigualdade social”.

O prefeito Joaquim Pedroso Neto, conhecido como Quinzinho, lembrou que o local onde foi lançada a primeira fase do Projeto Pomar em seu município era, há mais de vinte anos, um depósito de veículos velhos, onde se encontravam milhares de pneus usados, constituindo um local propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Queremos recuperar os espaços degradados’, disse, ‘para dar condições de uma vida saudável para a população.”

Vários benefícios à comunidade

Segundo o projeto desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, a área de 8.200 m2, às margens do Rio Cotia, onde será implantado o Parque do Lago Curupira, será recuperada com o plantio de mudas de espécies arbustivas e arbóreas nativas. Com essa finalidade, os órgãos vinculados à secretaria realizarão o diagnóstico das condições do solo, análise das águas do lago e seleção das espécies mais indicadas para o plantio.

O apoio oferecido inclui, ainda, projetos para a implantação de um viveiro de mudas e de um viveiro de espera, estação de produção de compostos orgânicos utilizando resíduos domésticos e industriais e estação de tratamento de água para irrigação. O convênio prevê, ainda, a implantação do Núcleo de Educação Ambiental para a realização de atividades envolvendo alunos das escolas da região.

A Prefeitura de Cotia, além de disponibilizar as áreas, cuidará do recrutamento de mão-de-obra, especialmente junto às Frentes de Trabalho, emprestando um caráter social ao projeto, oferecendo a oportunidade de renda, qualificação profissional e integração a trabalhadores desempregados. Numa segunda fase, o Projeto Pomar deverá se estender também às margens da Rodovia Raposo Tavares, junto ao Trevo Rodoviário Emílio Guerra, no km 32,5.

A Secretaria do Meio Ambiente oferece também apoio institucional, com a finalidade de sensibilizar o setor empresarial para garantir recursos por meio de patrocínios para a implantação e manutenção dos jardins.