Meio Ambiente: Projeto Pomar agenda visitas monitoradas de estudantes

Público-alvo são alunos de escolas da RMSP e grupos que desenvolvem ações ambientais

seg, 19/01/2004 - 11h11 | Do Portal do Governo

O Projeto Pomar, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, volta a agendar visitas monitoradas a partir desta segunda-feira, dia 19. O público-alvo são alunos de escolas da Região Metropolitana de São Paulo e pessoas em geral, principalmente grupos e associações que desenvolvem ações de caráter socioambiental.

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira em dois horários, às 9h e às 14h. Para agendar, basta ligar para (11) 5892-2655 e falar com Gustavo.

Escolas que desenvolvem projetos de educação ambiental tendo como tema o Projeto Pomar ou o Rio Pinheiros, têm prioridade no agendamento. Ao marcar a visita é importante informar o tema de interesse do grupo, o número previsto de visitantes e a faixa etária. O transporte até a sede do Projeto e os deslocamentos internos são de responsabilidade das escolas.

O tema básico abordado pelos monitores é o Rio Pinheiros, sua inserção na região e a importância da preservação do meio ambiente urbano. Os visitantes podem percorrer a área da sede, junto à Ponte João Dias, na zona sul da Capital, e descer às margens do Rio Pinheiros, onde está instalado um ‘deck’, para observar as condições locais e as possibilidades de melhoria.

Utilizando projeção de vídeo e imagens de satélite, os alunos observam os trabalhos de recuperação ambiental e paisagística das margens do rio, verificam como a cidade de São Paulo e o Pinheiros estão inseridos na bacia do Alto Tiête, a ocupação irregular das áreas próximas às nascentes e mananciais e todas as implicações desta ocupação no ciclo d’água.

Com imagens e gráficos, os monitores demonstram o consumo diário, mensal e anual de água por pessoa, os desperdícios no dia-a-dia e a produção de lixo por dia, ano e durante a vida de uma pessoa, bem como a necessidade de reduzir a geração de resíduos sólidos.

Da Secretaria de Estado do Meio Ambiente