Meio Ambiente: Projeto Mantiqueira agita inverno em Campos do Jordão e região

Programa foi lançado no último final de semana

seg, 07/07/2003 - 17h51 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com apoio das prefeituras municipais de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, lançou no último final de semana (5 e 6) o Projeto de Educação Ambiental ‘Mantiqueira’.

O tema principal do projeto, tem o objetivo de alertar os turistas que visitam esses municípios durante o inverno, sobre a necessidade de preservar o patrimônio ambiental, são as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) localizadas na região.

Para marcar o início do projeto, que se estenderá durante todo o mês de julho com oficinas de reciclagem, exibição de peças teatrais e vídeos ambientais e ecoturismo, a secretária-adjunta do Meio Ambiente, Suani Teixeira Coelho, acompanhada pelos prefeitos Lélio Gomes, Mário Luiz Vieira e Geraldo de Souza Dias, respectivamente de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, inaugurou três painéis com ilustração das APAs de Campos do Jordão e Sapucaí Mirim. Um quarto painel foi instalado ao lado do Centro de Lazer Rubens Álvaro Bueno, no Parque Estadual de Campos do Jordão, entregue no domingo à população. Ao todo, serão instalados 7 painéis nos três municípios da Serra da Mantiqueira.

‘A nossa intenção, com este projeto, é alertar o turista e mesmo a população local, de que temos que proteger os nossos recursos naturais, objetivando conciliar o desenvolvimento econômico e a qualidade ambiental. E nada melhor do que desenvolver ações de educação ambiental para alcançar esta conscientização’ , afirmou a professora Suani Teixeira Coelho.

Os municípios de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí estão na Serra da Mantiqueira, local das nascentes do rio Sapucaí-Mirim, responsável pelo abastecimento público destes três municípios paulistas e de 40 municípios mineiros. É uma região com grande extensão de Mata Atlântica, onde vivem diversos animais silvestres, alguns ameaçados de extinção.

Da Secretaria do Meio Ambiente
C.A