Meio Ambiente: Projeto inicia preservação do maior reservatório de água do planeta

Seminário Aqüífero Guarani será realizado em Ribeirão Preto nos dias 17, 18 e 19

qua, 03/09/2003 - 15h18 | Do Portal do Governo

O “Seminário Aqüífero Guarani”, programado para os dias 17, 18 e 19 de setembro, em Ribeirão Preto, marcará o início de um amplo e ousado programa de preservação do maior reservatório de água subterrânea do planeta, com 1,2 milhão de quilômetros quadrados que se estendem pelos territórios do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, com um volume aproveitável da ordem de 40 quilômetros cúbicos, estimando-se um potencial de abastecimento de mais 400 milhões de pessoas por ano.

O programa, denominado “Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Aqüífero Guarani”, é uma iniciativa conjunta do governo dos quatro países e do Fundo Mundial para o Meio Ambiente. No Brasil, o programa é coordenado pelo governo federal por intermédio da Agência Nacional das Águas (ANA).

O crescente risco de contaminação do reservatório em decorrência da exploração e da ocupação desordenadas, levaram os quatro países a somarem esforços e elaborarem estudos para a implantação coordenada de uma estrutura técnica e institucional para a proteção e gestão do aqüífero.

“O Aqüífero Guarani é ainda muito pouco utilizado. Uma das iniciativas do projeto, além de garantir a proteção ambiental do reservatório, é consolidar o conhecimento sobre a sua estrutura e funcionamento hidroecológico”, diz Sonia Abissi Nogueira, diretora do Instituto Geológico (IG), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA).

O período de execução do projeto é de quatro anos, estendendo-se de 2003 a 2007. Com essa finalidade, unidades foram estruturadas em cada país. No Brasil, além da nacional, foram organizadas unidades nos oito Estados abrangidos pelo reservatório – um deles é São Paulo.

“Este novo projeto é interessante, pois vem ao encontro de um outro, que a SMA já desenvolve em cooperação técnica com o governo do Estado da Baviera”, disse a pesquisadora científica do IG, Mara Akie Iritane. Mara coordena a equipe que levará o plano da SMA para o “Seminário Aqüífero Guarani” e o programa desenvolvido em conjunto com o governo alemão.

O programa, iniciado em 2001 e atualmente em fase de finalização, consiste em desenvolver um sistema de informação para auxiliar na proteção do aqüífero. A SMA, por meio do IG, da Cetesb e do Instituto Florestal, realiza este estudo com subsídios e apoio técnico do Ministério do Desenvolvimento Regional e Assuntos do Meio Ambiente do Estado da Baviera, na Alemanha.

O seminário

O “Seminário Aqüífero Guarani” será realizado na Faculdades COC, Rua Abraão Issa Halack, 980, Ribeirânia, em Ribeirão Preto, nos dias 17, 18 e 19 de setembro. O evento é promovido por órgãos dos governos Federal e Estadual e por algumas prefeituras do Estado de São Paulo.

Por ser uma das áreas-piloto do Projeto, Ribeirão Preto foi escolhido para acolher seu lançamento oficial no Brasil. O município, além de ser inteiramente abastecido pelo aqüífero, já apresenta problemas decorrentes da ocupação urbana na região sobre o corpo d’água. As boas práticas de gestão ali adotadas serão aplicadas em outras localidades.

O evento foi concebido em três momentos. No primeiro dia ocorrerá o lançamento oficial do projeto, com presença de autoridades dos governos federal, estaduais e municipais e de personalidades convidadas, seguido de um painel sobre o conhecimento atual das águas subterrâneas na região.

No segundo dia ocorrerá um workshop técnico-científico, com especialistas do Brasil e do Exterior, para orientar o estudo. No terceiro dia haverá uma oficina de trabalho com representantes dos órgãos e entidades que participarão do Projeto-Piloto Ribeirão Preto.

Mais informações sobre o “Seminário Aqüífero Guarani” estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.sigrh.sp.gov.br/sigrh/HomePages/CRH/guarani.html.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Osmar Soares/L.S.