Meio Ambiente: Projeto Caracol leva informação e diversão aos estudantes de Jales e região

Objetivo é conscientizar o público infanto-juvenil sobre a importância da preservação do Meio Ambiente

ter, 17/08/2004 - 16h36 | Do Portal do Governo

Ensinar e conscientizar o público infanto-juvenil a respeito da importância de se preservar o Meio Ambiente tem sido um dos grandes desafios dos educadores. Hoje, algumas escolas apostam na inclusão de disciplinas ligadas a questões ambientais em sua grade curricular; outras buscam uma forma de ampliar os conhecimentos de seus alunos sobre este tema por meio de parcerias com ONGs e empresas socialmente responsáveis.

Um dos exemplos de parceria que tem dado bons resultados é a firmada entre a Sabesp de Jales e as Escolas da rede pública e privada da região. Através do Projeto Caracol, desenvolvido desde 2000 pela empresa, peças teatrais educativas são criadas para levar aos estudantes do ensino médio e fundamental, um pouco de cultura e informação sobre o Meio Ambiente e o ciclo do saneamento.

A peça que está sendo encenada atualmente intitula-se ‘O Vale’ e conta a história de dois meninos da cidade que se perdem durante um passeio na floresta, sendo encontrados por índios que não aceitam sua permanência, temerosos de que eles possam poluir a mata, o córrego, matar os animais. Desta forma a peça retrata a preocupação com a preservação da natureza que vem sendo destruída pelo homem induzindo a reflexão daqueles que assistem a peça.

Durante a apresentação também é abordada a influência do trabalho da Sabesp na qualidade de vida e saúde de toda a população, uma vez que a empresa trata e distribui a água que bebemos e depois coleta e trata nossos esgotos.

Interpretada por atores do grupo teatral Carlos Drummond de Andrade, a peça que tem duração de 25 minutos não faz sucesso apenas com a garotada. O tema atual, a interatividade durante as apresentações e a linguagem simples atraiu também alunos dos cursos de Pedagogia e Biologia da Faculdade de Jales que também assistiram a peça. Até o momento, mais de 4 mil alunos de 30 escolas de Jales e região já participaram do Projeto Caracol.

‘Os resultados do Projeto Caracol nos dão a oportunidade de estabelecer uma relação muito próxima com nossos clientes, principalmente com as crianças, que passam a ter uma idéia do trabalho da Sabesp, que é sério e prioritário à saúde e ao meio ambiente. Além disso, as crianças acabam por repassar tudo isto em seus lares’, afirma Antonio Rodrigues Grela Filho, gerente da Divisão de Jales da Sabesp.

As escolas interessadas em receber a apresentação do teatro devem entrar em contato com a Sabesp pelo telefone (17) 3632-4098, para agendamento de datas e horários de apresentação de acordo com a programação estabelecida.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.