Meio Ambiente: Projeto aceita voluntários para plantio de árvores no Pinheiros

Voluntários irão trabalhar para o Projeto Pomar, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

sex, 05/09/2003 - 14h41 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente está cadastrando pessoas interessadas em participar como voluntários no plantio de árvores nas margens do Rio Pinheiros, em São Paulo. Para participar, os interessados deverão preencher ficha no site www.ambiente.sp.gov.br. Não há limite de idade para inscrição. As pessoas vão aprender a preparar o solo, cuidar das mudas e plantar. Assistirão a palestras e participarão de visitas aos trechos ajardinados, que tenham mais de 300 mil plantas de diversas espécies, entre as de porte arbóreo, arbustivo e herbáceo.

Os voluntários irão trabalhar para o Projeto Pomar, da secretaria, complementando o trabalho de empresas do setor privado que são responsáveis por 18 lotes, num total de aproximadamente 28 quilômetros de extensãonas duas margens do rio. As pessoas cuidarão do chamado trecho do voluntário, onde, sob a orientação de monitores da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da secretaria, terão a oportunidade de participar do processo de criação de jardins.

O trabalho aborda questões ambientais, como reutilização de água, importância de vegetação nas grandes cidades, ecologia urbana e outras. Mesmo quem não tem vocação para jardinagem pode participar, ajudando na divulgação do Projeto Pomar em escolas ou auxiliando na assistência aos bolsistas das Frentes de Trabalho e seus familiares.

Devolvendo o verde

O Projeto Pomar, criado em 2000, busca recuperar as margens degradadas do Rio Pinheiros, com o plantio de centenas de milhares de mudas de quase 200 espécies diferentes de árvores e plantas arbustivas e gramíneas. Atualmente, são 28 quilômetros de jardins em ambas as margens, custeados pela iniciativa privada.

A fase seguinte será a despoluição do Pinheiros, utilizando um sistema conhecido por flotação, para tornar possível a retomada do bombeamento das águas para a Represa Billings. O trabalho irá possibilitar o aumento na produção de energia na Usina Hidrelétrica Henry Borden, que opera hoje com capacidade ociosa.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente