Meio Ambiente: Programa de recuperação de matas ciliares começa em Sumaré

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 17, às 10 horas

ter, 17/06/2003 - 7h44 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente lança nesta terça-feira, dia 17, o projeto-piloto do Programa de Recuperação de Matas Ciliares, no município de Sumaré, região de Campinas. O lançamento será realizado no Horto Florestal, a partir das 10 horas, com a presença do secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, da Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira e do prefeito de Sumaré, Antônio Dirceu Dalben.

O projeto-piloto prevê o reflorestamento de cerca de 15 hectares de matas, que desde 1989 não apresentam cobertura vegetal. O processo de recuperação começa com o plantio de cerca de 30 mil mudas no primeiro ano. Serão plantadas 89 espécies arbóreas nativas diferentes, entre elas 13 espécies em extinção.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, o local foi escolhido, porque a microbacia do Córrego Taquara Branca é responsável pelo abastecimento de água de parte expressiva dos 202 mil habitantes de Sumaré. Ele disse, ainda, que as áreas marginais aos corpos d’água e Represa do Horto, onde tem o ponto de captação de água, encontram-se desprovidas de vegetação, o que as torna vulneráveis ao assoreamento e à poluição.

Goldemberg explicou que as matas ciliares protegem a água e o solo, reduzem o assoreamento dos rios e o aporte de poluentes. Segundo ele, funcionam ainda como barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura. A preocupação do secretário justifica-se pelas estimativas que revelam que cerca de um milhão de hectares em áreas adjacentes aos rios, lagos e represas do Estado não têm mata ciliar.

O objetivo do projeto, além da recuperação ambiental, é oferecer oportunidade de renda adicional e qualificação profissional aos pequenos agricultores. Eles poderão atuar na produção de mudas e prestação de serviços de implantação florestal.

Para o êxito do projeto o Estado buscou o envolvimento da comunidade e uma parceria efetiva com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento que, por intermédio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, já desenvolve o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas utilizando a área como modelo para demonstração.

A estratégia adotada é de envolver os proprietários rurais, utilizando a mão-de-obra dos próprios agricultores na manutenção das florestas em formação. Um levantamento da Secretaria do Meio Ambiente aponta a existência de 81 propriedades rurais na área. Apenas uma de grande porte, 17 de médio porte e 63 de pequeno, sem capacidade de investimento na recuperação das matas ciliares.

A Prefeitura de Sumaré também está apoiando a iniciativa do Governo do Estado e está desenvolvendo trabalhos relacionados à gestão ambiental, organização e conscientização de produtores rurais e da comunidade. A integração permitirá a maximização dos resultados em benefício das condições ambientais.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

GB