Meio Ambiente: Procedimentos técnicos da Cetesb têm certificação da ISO 9001-2000

nd

seg, 11/03/2002 - 19h01 | Do Portal do Governo

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, recebeu no dia 8 de março último a certificação da Norma ISO 9001-2000, para os procedimentos de licenciamento e de ações de fiscalização, desenvolvidos pela Agência Ambiental do Ipiranga, e de atendimento a emergências químicas, realizados pelo Setor de Operações de Emergência.

Trata-se do primeiro órgão público no Brasil a contar com a certificação da norma criada em 1994 e atualizada em 2000, pela International Standardization Organization – ISO, para garantir os padrões de qualidade de produtos e de serviços. A certificação tem validade de três anos, mas sofre uma auditoria semestral para a garantir a qualidade dos serviços, apontando eventuais distorções de procedimentos e correções que se fizerem necessárias para manutenção da certificação.

A Cetesb já contava com a certificação da Norma ISO 17025 para os Laboratórios de Análises Ambientais e de Emissão Veicular.

Processo

O reconhecimento para receber a certificação ISO 9001-2000 ocorreu após auditoria conduzida pela DQS do Brasil S/C Ltda./Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão, que iniciou os trabalhos no início de fevereiro reconhecendo a documentação dos processos desenvolvidos, para a adequação ao sistema de certificação.

Esta certificação tem o reconhecimento internacional do IQNet – The International Certification Network, órgão de cooperação integrado por 28 países, como Alemanha, Japão e Canadá, entre outros, e o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Com a nova certificação, a Cetesb cumpre mais uma etapa do Programa de Qualidade e Produtividade, implantado em junho de 1996, atendendo às determinações do Programa Permanente de Qualidade e Produtividade no Serviço Público instituído pelo Governo do Estado de São Paulo pelo Decreto nº 40.536, de 12 de dezembro de 1995, abrangendo todos os órgãos e entidades da administração pública estadual, direta e indireta.

‘Os serviços da Cetesb passam a ter qualidade e reconhecimento internacionais graças aos esforços da equipe técnica e o apoio administrativo da companhia’, afirma o coordenador do Programa de Qualidade da Cetesb, Luis Carlos Baptista.

‘Isso amplia a nossa responsabilidade e o compromisso para com os serviços prestados, garantindo eficácia, rapidez e economia no atendimento à população, com ganho de qualidade para todos: a sociedade, a empresa e também os funcionários que, mais motivados em seu desempenho técnico, serão fundamentais no aprimoramento das atividades da empresa’, garantem a gerente do Escritório da Qualidade, Jaqueline Sartori Nascimento, e o coordenador do Programa de Qualidade, responsáveis pelo acompanhamento do cumprimento das normas.