Meio Ambiente: Presidente do IBAMA discute atribuições com órgãos da SMA

Secretaria estadual é uma das mais qualificadas do País, reconhece presidente do IBAMA

ter, 26/08/2003 - 20h14 | Do Portal do Governo

Em reunião realizada nesta terça-feira, dia 26, o secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Marcus Luiz Barroso Barros, deram seqüência aos entendimentos para harmonizar as atribuições entre os órgãos ambientais federal e do Estado de São Paulo.

Em seguida, Marcus Luiz Barroso Barros fez uma visita de cortesia ao presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Rubens Lara, que já foi responsável pelo IBAMA no Estado de São Paulo.

No encontro realizado na Secretaria do Meio Ambiente (SMA), o presidente do IBAMA levantou questões como formas de atuação conjunta entre o órgão federal e os órgãos ambientais paulistas, entre eles a Polícia Militar Ambiental, que poderá oferecer apoio principalmente na fiscalização e repressão de atividades contra a fauna e a flora.

A necessidade de entendimento entre os dois órgãos se evidenciou recentemente no processo de licenciamento da termelétrica Carioba II, em Americana, quando as atribuições das duas instituições se confundiram.

Apesar disso, o presidente do órgão federal reconhece que a Secretaria do Meio Ambiente possui uma das estruturas técnicas mais qualificadas para o desempenho das funções na área ambiental, em todo o País.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/L.S.