Meio Ambiente: Presidente do Fussesp abre hoje em São Paulo a mostra Jardim dos Sentidos

Evento pertence à Feira Internacional do Paisagismo Fia-Flora e é voltado a portadores de deficiências

qua, 03/09/2003 - 8h38 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Maria Lúcia Alckmin, abre nesta quarta-feira, dia 3, às 10 horas, a mostra Jardim dos Sentidos, no Jardim Botânico de São Paulo, à Avenida Miguel Stéfano, 3.031, na Água Funda, em São Paulo.

O espaço, destinado a aguçar a sensibilidade dos visitantes, especialmente de portadores de deficiências, faz parte da Feira Internacional do Paisagismo, Jardinagem e Floricultura – Fia-Flora, que será aberto no mesmo dia, às 9h30, no Centro de Exposições Imigrantes.

O Jardim dos Sentidos é um projeto de educação ambiental, onde os visitantes poderão sentir texturas, formas, aromas e sons, em meio a arbustos e cascatas, integrando-se à natureza. As plantas dispostas ao longo do percurso são espécies como a lavanda, gerânio aromático, hortelã, alecrim, capim-limão, copo de leite e outros.

Por sugestão de deficientes visuais, o caminho, que não dispunha de corrimãos, foi munido de guias com 2 centímetros de altura onde eles pudessem bater a bengala e se locomoverem. Outra sugestão foi colocar placas em “braille” com os nomes populares e científicos das plantas. Além disso, a visitação contará com o acompanhamento de um monitor para explicar a dinâmica do jardim.

A Fiaflora ocorre de 3 a 7 de setembro, das 11 às 19 horas, no Centro de Exposições Imigrantes, no km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes. O Jardim dos Sentidos estará aberto à visitação em todo período, apesar da feira ser destinada nos dias 3, 4 e 5 exclusivamente aos profissionais do setor e apenas nos dias 6 e 7 (sábado e domingo) ao público em geral, com ingressos a R$ 10. Mais informações pelo telefone (11) 3845-0828 ou pelo site: www.fiaflora.com.br.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente