Meio Ambiente: Presidente da Cetesb participa de encontros técnicos na Europa

Revitalização de áreas contaminadas e a utilização do potencial energético dos resíduos foram os temas

sex, 10/06/2005 - 19h03 | Do Portal do Governo

A revitalização de áreas contaminadas e a utilização do potencial energético dos resíduos foram dois pontos de destaque na viagem realizada pelo presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Rubens Lara, à Alemanha entre 29 de maio e 3 de junho passado. Ele viajou acompanhado pelo diretor de Controle, Otávio Okano e pelos assessores Antônio Vicente Novaes Jr., José Carlos de Moura Xavier e Elton Gloeden, na visita organizada pelo representante do GTZ na CETESB, Andreas Marker.

Durante esse período, a comissão da CETESB foi recebida por diversos representantes de órgãos ambientais e instituições ligadas ao saneamento ambiental alemães. Os contatos serviram também para definir uma possível cooperação técnica para a criação de uma rede panamericana de informações sobre remediação e revitalização de áreas contaminadas, a exemplo do que já existe na Europa.

Roteiro

A visita teve início na cidade de Colônia, onde foram discutidos aspectos sobre a remediação e revitalização de áreas contaminadas utilizando sistemas de biorremediação de solos contaminados, lavagem do solo e tratamento “in situ”. Foram abordadas também as bases legais estabelecidas na Alemanha para viabilizar a remediação das áreas contaminadas e seu reaproveitamento.

Nessa cidade, os representantes da CETESB estiveram no local onde funciona o maior incinerador de resíduos domésticos do mundo, com capacidade para processar 420 mil toneladas/ano, com aproveitamento para a geração de energia elétrica.

De volta a Alemanha, o presidente da CETESB e sua comitiva estiveram na cidade de Bremen, visitando um posto de combustível em processo de remediação e posteriormente na Cidade/Estado de Hamburgo, onde está localizada planta de tratamento biológico de solos contaminados, também erguida sobre antiga área contaminada e cujos recursos para recuperação devem sair do próprio empreendimento.

Outra visita interessante foi realizada em uma planta de lavagem de solos contaminados localizada no município de Coswig, próximo à Berlim.

Finalizando a visita à Alemanha, a delegação da CETESB foi recebida, em Berlim, pelo presidente da UBA, Andreas Troge, a quem o presidente da CETESB relatou as atividades desenvolvidas pela agência ambiental paulista, dando destaque às cooperações técnicas já realizadas com a Alemanha, através da GTZ, do Projeto KFW e a cooperação com o Estado da Baviera.

O presidente da agência federal alemã acenou com a possibilidade de novas parcerias, sugerindo que se estabeleça cooperação técnica no campo da proteção à saúde, incluindo o tratamento de efluentes domésticos, com a aplicação de novas tecnologias que vem sendo utilizadas nos países europeus.

Outra possibilidade levantada foi a criação de parceria para a formação de uma rede de informações sobre remediação e revitalização das áreas contaminadas, nos moldes do portal europeu para a gestão de solos e águas, remediação e revitalização de áreas contaminadas (EUGRIS).

Para a comitiva da CETESB, o saldo positivo mais imediato da viagem, foi a constatação de que o gerenciamento executado na Alemanha nas áreas contaminadas e sua revitalização, assim como a implantação de centrais de tratamento de resíduos, resultou em progresso científico e na criação de legislações ambientais adequadas para o equacionamento do problema. Além disso, os avanços observados propiciaram nova organização urbana, geração de empregos e desenvolvimento econômico, com a criação de um novo ramo de atividades, representado pela indústria ambiental.

Experiência Francesa

Antes de juntarem-se ao presidente da CETESB, os assessores técnicos e o diretor de Controle, estiveram na França, aproveitando para estabelecer contatos com as instituições ambientais e para conhecer projetos de interesse naquele País. Esta etapa da viagem foi organizada pelo Chefe do Departamento de Relações com a Ásia e Américas da Diretoria Geral de Empreendimentos, órgão do Ministério da Economia, Finanças e Indústria da França. A comitiva incluiu Nelson Vieira Barreira, representante da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

Entre os assuntos tratados, destacaram-se as “eco-indústrias”, setor ambiental que vem crescendo na França, com aumento do volume de negócios e criação de empregos, além do incentivo à pesquisa. Outro tema abordado através de palestras e contatos com especialistas foi o desenvolvimento sustentável, com ênfase para os programas da Comunidade Européia que tratam do gerenciamento de resíduos e o ciclo de vida dos produtos.

Outra questão abordada foi a prevenção e controle da poluição na França, apresentada através da palestra do representante do Departamento de Prevenção de Poluição e Risco, Olivier Chardaire, do Ministério da Ecologia e Desenvolvimento Sustentável.

Outra etapa da visita técnica incluiu o início das negociações para o estabelecimento de acordo de cooperação técnica com a CETESB nas áreas de gerenciamento de resíduos e áreas contaminadas. A possibilidade foi discutida com o representante da ADEME, agência ambiental do Meio Ambiente e Matriz Energética
da França.

A viagem foi complementada com as visitas técnicas aos municípios vizinhos a Paris, como Carrières-sous-Poissy, onde está localizada a planta técnica de incineração de resíduos domésticos, através de um sistema de consórcio, atendendo 15 municípios e com capacidade para processar 115 mil toneladas por ano, utilizados na geração de energia elétrica.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb