Meio Ambiente: Preservação ambiental é objetivo de alunos do município de Dracena

Estudantes levantaram 15 pontos de degradação ambiental na cidade

ter, 09/03/2004 - 11h10 | Do Portal do Governo

A cidade de Dracena resume um pouco do interior de São Paulo, através do efeito de cores que misturam o verde das matas silvestres, com o azul celeste e a cor de barro das terras úmidas.

É o típico local no qual “onde se planta, tudo dá”, conforme rege o ditado. Nos últimos anos, com o progresso desenfreado, uma das preocupações da cidade passou a ser a preservação deste meio-ambiente próspero.

E nada melhor do que as crianças para iniciar este trabalho pela raiz, buscando manter intacta a pureza dos rios e o perfume das árvores que embalam a região. Desta forma, em 1999, a Escola Estadual 9 de Julho iniciou um trabalho, que agora, como acontece com as plantações da cidade, está dando seus primeiros frutos.

Na época, os estudantes levantaram 15 pontos de degradação ambiental, poluição por esgoto e assoreamento das nascentes. A comissão, também formada por professores, traçou planos para constantes visitações. Assim nasceu o projeto Meio-Ambiente-Cidadania.

Em 2004, o projeto entra em uma fase crucial. Todos os locais foram visitados novamente e em alguns deles não se constatou melhora, segundo relatório feito por alunos no segundo semestre de 2003. A cobrança, por isso, continuará.

Em outros, graças à insistência junto às autoridades, a melhora foi significativa.Neste ano, o projeto incorporou mais uma atividade: haverá também o plantio de mudas, que ficará sob responsabilidade dos alunos da 5ª série.

A grande vantagem deste projeto é a transitoriedade. Uma transitoriedade permanente que marca o ciclo da vida, assim como o ciclo da natureza, onde a água da chuva alimenta os rios que desembocam nos mares. Os alunos vão crescendo e se desenvolvendo. Ingressam na universidade e abrem espaço para novos estudantes darem continuidade ao processo.

“Com o apoio da mídia local, o projeto está tendo grande repercussão”, comemora a professora Adma Colognesi, coordenadora-pedagógica da escola. Perto de completar 60 anos, a cidade de Dracena, está lutando e sobrevivendo graças a esta iniciativa.

Nas margens dos rios, um agradecido pôr-do-sol reflete suas luzes fugidias nos olhares brilhantes das crianças. Elas mantêm soberana a força da natureza e o real significado da palavra dracena: a seiva da terra.

Da Assessoria de Imprensa da Educação
Por Eugênio Goussinky

V.C.