Meio Ambiente: Polícia Ambiental inova com linha 0800 e publicação sobre segurança

Serviço foi testado durante um ano na região do Litoral Norte e Litoral Sul

qui, 18/11/2004 - 17h43 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Ambiental lançou a linha 0800-132060 para denúncias, dúvidas e consultas sobre crimes e outras questões sobre meio ambiente, e a revista “Segurança Ambiental”, que trata de assuntos de interesse ambiental, dirigida a um público heterogêneo incluindo advogados, delegados, juizes e técnicos de instituições governamentais e entidades privadas.

O coronel PM Mele, autor da primeira matéria da revista, falou da iniciativa de produzir a revista e o orgulho em ver esse trabalho sendo realizado graças à colaboração de todos os membros da corporação.

O secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg disse que a batalha para a proteção do meio ambiente se trava em todo o mundo e ainda afirmou que, graças à Polícia Ambiental, com seus mais de 2 mil soldados, a luta no Brasil começa a ser vencida, pois “trata-se de um policiamento diferenciado que atua de forma consentânea com a necessidade”, disse.

A linha 0800-132060, cujas ligações são gratuitas, vai receber denúncias de crimes ambientais garantindo ao cidadão total segurança e sigilo. O denunciante não precisa se identificar, constando apenas o número de atendimento, facilitando o acompanhamento dos desdobramentos da ação da Polícia Ambiental.

Este serviço foi testado durante um ano na região do Litoral Norte e Litoral Sul de São Paulo e estará cobrindo todo o Estado. No período de testes, as denúncias mais freqüentes se referiam a desmatamento, caça e pesca clandestinos.