Meio Ambiente: Polícia Ambiental inova com linha 0800 e a revista Segurança Ambiental

Telefone gratuito tem objetivo de receber denúncias de crimes ambientais

qui, 04/11/2004 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Ambiental lançou, no último dia 25, a linha 0800-132060 para denúncias, dúvidas e consultas sobre crimes e outras questões sobre meio ambiente, e a revista “Segurança Ambiental”, que trata de assuntos de interesse ambiental, dirigida a um público heterogêneo incluindo advogados, delegados, juizes e técnicos de instituições governamentais e entidades privadas.

A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, coronel João Leonardo Mele, comandante-geral da Polícia Militar Ambiental, Rubens Lara, presidente da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Daniel Fink, coordenador das Promotorias de Meio Ambiente do Ministério Público, coronel Edson Flora, coordenador operacional da PM, que estava representando o comandante geral da Policia Militar do Estado de São Paulo, coronel Alberto Silveira Rodrigues, coronel PM Jairo Paes de Lira, comandante do Policiamento Metropolitano do São Paulo, e o coronel da reserva Osvaldo Pelegrino Martins, ex-comandante da Polícia Ambiental – Coronel da Reserva da PM.

O coronel PM Mele, autor da primeira matéria da revista, abriu o evento falando da iniciativa de produzir a revista e o orgulho em ver esse trabalho sendo realizado graças à colaboração de todos os membros da corporação. Daniel Fink, em seu breve discurso, fez questão de parabenizar a iniciativa da Polícia Ambiental enfatizando a importância do órgão e o coronel Flora aproveitou para agradecer as parcerias construídas ao longo do projeto.

Encerrando a solenidade, o secretário do Meio Ambiente, professor José Goldemberg falou da batalha para a proteção do meio ambiente que se trava em todo o mundo e ainda afirmou que, graças à Polícia Ambiental, com seus mais de 2.000 soldados, a luta no Brasil começa a ser vencida, pois “trata-se de um policiamento diferenciado que atua de forma consentânea com a necessidade”, disse.

A linha 0800-132060, cujas ligações são gratuitas, vai receber denúncias de crimes ambientais garantindo ao cidadão total segurança e sigilo. O denunciante não precisa se identificar, constando apenas o número de atendimento, facilitando o acompanhamento dos desdobramentos da ação da Polícia Ambiental.

Este serviço foi testado durante um ano na região do Litoral Norte e Litoral Sul de São Paulo e, a partir desta segunda-feira, estará cobrindo todo o Estado. No período de testes, as denúncias mais freqüentes se referiam a desmatamento, caça e pesca clandestinos.

Por Cintia Frassini, da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

C.C.