Meio Ambiente: Polícia Ambiental inova com linha 0800-132060

Lançado ainda a revista Segurança Nacional

qua, 27/10/2004 - 19h40 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Ambiental lançou a linha 0800-132060 para denúncias, dúvidas e consultas sobre crimes e outras questões sobre meio ambiente, e a revista “Segurança Ambiental”, que trata de assuntos de interesse ambiental, dirigida a um público heterogêneo incluindo advogados, delegados, juizes e técnicos de instituições governamentais e entidades privadas.

O secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, falou da importância à proteção do meio ambiente no mundo. Segundo ele, graças à Polícia Ambiental, com seus mais de 2 mil, a luta no Brasil começa a ser vencida, pois “trata-se de um policiamento diferenciado que atua de acordo com a necessidade.”

A linha 0800-132060, cujas ligações são gratuitas, vai receber denúncias de crimes ambientais garantindo ao cidadão total segurança e sigilo. O denunciante não precisa se identificar, constando apenas o número de atendimento, facilitando o acompanhamento dos desdobramentos da ação da Polícia Ambiental.

O serviço foi testado durante um ano na região do Litoral Norte e Litoral Sul de São Paulo, com êxito. No período de testes, as denúncias mais freqüentes se referiam a desmatamento, caça e pesca clandestinos.

O comandante-geral da Polícia Militar Ambiental, coronel João Leonardo Mele, autor da primeira matéria da revista ‘Segurança Ambiental’, falou do orgulho em ver esse trabalho sendo realizado graças à colaboração de todos os membros da corporação. Daniel Fink, parabenizou a iniciativa da Polícia Ambiental enfatizando a importância do órgão e o coronel Flora aproveitou para agradecer as parcerias construídas ao longo do projeto.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Cintia Frassini/L.S