Meio Ambiente: Polícia Ambiental apreende 129 aves silvestres na Capital

Os pássaros foram encontrados em uma loja de artigos para animais no Rio Pequeno

qui, 13/02/2003 - 15h45 | Do Portal do Governo

A Polícia Militar Ambiental realizou nesta quarta-feira, dia 12, apreensão de 129 pássaros silvestres numa loja de artigos para animais, no bairro do Rio Pequeno, Zona Oeste da Capital.

O proprietário da loja, Edivaldo Bispo da Silva, que estava mantendo as aves sem licença do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, foi detido por crime de manutenção ilegal de aves silvestres, conforme o artigo 29 da Lei 9.605/98.

A pena prevista para esse tipo de infração é de seis meses a um ano de detenção, mas como havia exemplares de espécies ameaçadas de extinção entre as aves apreendidas, o infrator deverá ter a pena aumentada em mais 50% do tempo.

As aves apreendidas foram: 88 canários da terra, 4 pássaros pretos, 2 picharros, 1 tiziu, 2 galos da campina, 1 tiê-sangue, 10 coleirinhas, 1 curió, 1 pipira, 6 tico-ticos, 1 cardeal, 2 coleiras-do-brejo, 1 pintassilgo, 1 sanhaço, 2 patativas, 1 caboclinho, 1 pintassilgo-do-nordeste e 4 azulões.

As aves foram transportadas para um parque do IBAMA, localizado no município de Lorena, no Interior do Estado, e o infrator foi encaminhado para a Delegacia de Meio Ambiente de São Paulo.

Renata Egydio da Secretaria do Meio Ambiente
Fotos José Jorge
C.A