Meio Ambiente: Petrobrás e USP vão analisar impactos ambientais associados à instalação de termelétr

nd

sex, 12/04/2002 - 21h37 | Do Portal do Governo

A Petrobras e a Universidade de São Paulo (USP) assinam nesta segunda-feira, dia 15, convênio para minimizar eventuais impactos ambientais ligados ao funcionamento das termelétricas a gás natural.

O contrato será assinado por meio do Programa Nacional da Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), desenvolvido pela Petrobras em parceria com o Ministério de Minas e Energia e os Institutos de Eletrotécnica e Energia da USP.

O convênio será dividido em três etapas, que compreendem a análise comparativa entre os impactos do funcionamento de termelétricas a gás natural e outros combustíveis fósseis; síntese e análise da legislação vigente sobre a implementação de termelétricas no Brasil, e proposta de alternativas para atenuar os problemas ambientais.

A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica e Científica assinado pelo Ministério de Minas e Energia, Petrobras e USP em 2001, com o objetivo de desenvolver práticas que aumentem a eficiência do uso de combustíveis.

Na cerimônia será distribuído o livro que apresenta a consolidação e o registro dos trabalhos produzidos durante o workshop Geração Termelétrica a Gás Natural, coordenado pelo Ibama e realizado no ano passado, em Porto Alegre, e que servirá como subsídio para o convênio.

Estarão presentes o diretor de Gás e Energia da Petrobras, Antonio Menezes, o gerente executivo de Conservação de Energia, Energia Renovável e Suporte ao Conpet, João Eudes; o reitor da USP, Adolpho José Melfi; o diretor do IEE, Orlando Sílvio Lobosco, e o secretário estadual do Meio Ambiente de São Paulo, José Goldemberg.