Meio Ambiente: Pesquisadores da Unesp vão estudar biodiversidade no litoral sul de SP

Universidade utilizará navio oceanográfico cedido pelo Ibama

qui, 01/05/2003 - 15h56 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Fonte: www.unesp.br

Pesquisadores da Unesp de São Vicente utilizarão o navio oceanográfico Soloncy Moura, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – Ibama, para realizar um levantamento da biodiversidade marinha no litoral sul do Estado de São Paulo.

“O projeto ampliará as atividades da instituição do litoral paulista”, afirma o coordenador do câmpus, Luís Vane.

Para usar o navio, a universidade firmou parceria com o Centro de Pesquisa e Extensão Pesqueira da Região Sudeste/Sul (Cepsul/Ibama), em dezembro. “O trabalho conjunto vai possibilitar o aumento do nosso campo de atuação”, disse o biólogo Luiz Fernando Rodrigues, gerente do Cepsul.

Com duração prevista para quatro anos, o projeto de pesquisa da biodiversidade do litoral sul paulista terá início em 2004. “Durante os dois primeiros anos faremos coletas sazonais, no litoral, entre as cidades de Santos e Cananéia. Para o levantamento, também serão monitorados alguns fatores ambientais relacionados à água e ao sedimento”, adiantou o biólogo marinho Marcelo Pinheiro, que coordena o projeto.

Trinta dias no mar

O navio foi apresentado aos pesquisadores e aos 80 alunos do curso de Ciências Biológicas no dia 8, quando o Soloncy Moura atracou no Terminal Pesqueiro de Santos. É dotado de modernos e sofisticados equipamentos de navegação e prospecção pesqueira, tais como navegador por satélite (GPS), piloto automático, sonar e ecossonda científicos, além de um atualizado sistema informatizado. A embarcação mede 26 metros de comprimento, tem 600 HP de potência, com autonomia para permanecer até 30 dias em alto-mar.

Para utilizar o navio, a Unesp não terá nenhuma despesa com a sua manutenção ou com a tripulação: “Seremos responsáveis apenas pelo pagamento do combustível e alimentação dos pesquisadores”, comenta Vane. “Um navio é fundamental para os estudos do curso de Ciências Biológicas, e a embarcação do Ibama é de alta qualidade, com uma tripulação experiente”, elogiou.

(LRK)