Meio Ambiente: Passarela metálica facilita acesso ao Projeto Pomar

O acesso à sede do Projeto Pomar, na Marginal Pinheiros, fica junto à Ponte João Dias

sex, 09/09/2005 - 18h39 | Do Portal do Governo

O acesso à sede do Projeto Pomar, na Marginal Pinheiros, junto à Ponte João Dias, agora ficou mais fácil. Após um ano de negociações, com o apoio da Companhia de Engenharia de Trafego – CET e da Subprefeitura de M’Boi Mirim, foi possível a instalação da passarela no dia 31 de julho último.

O novo acesso fica na Avenida Guido Caloi, na altura do número 551, em frente ao Hipermercado Extra e a um canteiro ajardinado, junto ao local onde passa a linha 5 do Metrô.Para o biólogo Alexandre Soares, um dos coordenadores do projeto, problemas como a distância da antiga escada para a base do Projeto Pomar; o risco de assaltos e o assédio de usuários de drogas que aproveitavam o espaço afastado, foram resolvidos. ‘É muito mais seguro atravessar a pista’, diz Alexandre.

A passarela fica num local bem visível e liga a margem do Rio Pinheiros a uma praça que deve ser revitalizada e restaurada. Já foram instalados semáforos e faixas de pedestre para facilitar ainda mais o acesso. Para oferecer segurança, foi construído um alambrado em volta das escadas que só ficará aberta durante o dia.

Zuleica Beltroni Machado, moradora do Campo Limpo e uma dos 80 bolsistas da Frente de Trabalho contratados pelo Projeto Pomar, principais usuários da passarela, aprovou a solução: ‘Foi ótimo porque a de madeira podia cair e tinha muitos trombadinhas por ali. Estamos mais perto do ponto de ônibus e a passarela é bem vista, o que dá muito mais segurança’.

O Projeto Pomar é conhecido como o maior jardim da cidade, implantado no final de 1999, ocupando atualmente cerca de 24 km nas margens do Rio Pinheiros, possuindo ainda um viveiro de mudas, Núcleo de Educação Ambiental para receber a visita de estudantes e estufa com 400 vasos e 150 espécies de plantas, entre outros atrativos.

Sílvia Borges – Da Secretaria do Meio Ambiente