Meio Ambiente: Parque Estadual Intervales é um dos atrativos da Adventure Sports Fair

Feira de esportes e turismo encerra nesta quarta-feira na Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera

qua, 11/08/2004 - 16h42 | Do Portal do Governo

O Parque Estadual Intervales (PEI), com as suas trilhas, cavernas e extensas áreas de Mata Atlântica, é um dos atrativos da Feira de Esportes e Turismo de Aventura (“Adventure Sports Fair”), que encerra nesta quarta-feira, dia 11, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo. A mostra é considerada a maior feira de esporte e turismo de aventura do Hemisfério Sul.

A Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que administra o PEI, montou um estande no terceiro andar da feira onde está divulgando também as ações de desenvolvimento sustentável envolvendo as comunidades tradicionais localizadas no entorno dessa unidade de conservação, localizada a 270 km a sudoeste da Capital, e os projetos de ecoturismo que estão sendo desenvolvidos no Vale do Paraíba com o apoio da instituição.

A participação na feira tem o objetivo de incrementar a visitação no parque. Segundo a diretora de Operações da Fundação Florestal, Maria Cristina Heilig, a participação no evento tem sido muito importante para atrair o público e consolidar o nome do parque.
“Muitas pessoas que freqüentam a feira já ouviram falar dos atrativos naturais de Intervales e se animam a programar uma visita quando recebem informações sobre a boa estrutura receptiva, a facilidade de acesso e os preços convidativos”, explica.

A diretora ressalta que o atendimento no estande é realizado pelos próprios funcionários do PEI. O monitor ambiental Faustino Ribeiro, a coordenadora de recepção, Zarife de Oliveira Mota, a estagiária Cristina Beatriz da Cruz, a coordenadora dos Programas de Uso Público, Jeannette Geenen, e o responsável pela administração da unidade, Maurício Marinho, vieram a São Paulo especialmente para participar do evento.

Enquanto os funcionários informam sobre trilhas, programações e instalações do parque, são exibidos “slides” de cachoeiras, cavernas e montanhas emolduradas pela floresta exuberante ali preservada. Os freqüentadores da feira recebem ainda panfletos promocionais com direito a 20% de desconto nas hospedagens no período de 1º de outubro a 20 de dezembro de 2004 e de 1º a 28 de fevereiro de 2005, exceto em feriados prolongados.

A feira

Considerada a maior feira de esportes e turismo de aventura do Hemisfério Sul, a Adventure Sports Fair reúne 275 expositores, entre operadoras de ecoturismo, organizações não-governamentais, governos estaduais e municipais, fabricantes de equipamentos para esportes de aventuras, montadoras de veículos “off road” e outros.

Nesta sexta edição, a mostra conta com representantes de 13 estados e de sete países. Durante a feira, acontecem eventos paralelos como o “Fórum Interamericano de Turismo Sustentável” e o simpósio “Certificação em Turismo de Aventura”.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Eduardo Pereira Lustosa/L.S.