Meio Ambiente: Parque Ecológico do Guarapiranga comemora seis anos

Na festa de aniversário, Parque promoveu atividades de lazer e de conscientização ecológica junto à população

sex, 08/04/2005 - 10h26 | Do Portal do Governo

O calor de quase 30 graus, na manhã do último domingo (3/4), aqueceu ainda mais a comemoração dos seis anos do Parque Ecológico do Guarapiranga. A programação teve início às oito horas da manhã com os times de futebol society disputando partidas, animados pelos torcedores que começaram a chegar bem cedo na unidade de conservação mantida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, às margens da represa localizada na zona sul da Capital. As partidas de futebol tiveram seqüência nas diversas quadras das instalações esportivas destinadas aos freqüentadores. A mais prestigiada, obviamente, foi a apresentação dos times de veteranos, formados por antigos jogadores do Santos e Corinthians.

Para os adeptos dos esportes teve também partida de vôlei de areia e rodas de capoeira, que serviram de prévia para a inauguração da Praça Esportiva que passou a receber o nome de ‘Benedito Cezario da Costa’, um dos dedicados líderes comunitários, na figura do qual a direção do parque rendeu homenagens à comunidade, reconhecendo a importância de sua participação na manutenção e preservação da área.

Quem não estava interessado nos jogos pôde percorrer uma das trilhas ecológicas, que além das espécies da flora e fauna local oferecia a sombra acolhedora das árvores. Foi sob as árvores, também, que a Escola Seqüencial, que administra cursos profissionalizantes na região, fez avaliações gratuitas de pressão arterial e peso das pessoas que aproveitaram para verificar se estavam em forma para aproveitar todas as atividades oferecidas.

Ao inaugurar a placa comemorativa, Marcos Lucena, responsável pela administração do parque, lembrou que este é mesmo um parque familiar, seja pelo público que recebe todos os dias, pelas atividades que oferece, mas sobretudo pelo envolvimento e participação dos moradores do entorno, que aprenderam a valorizar o espaço e a contribuir para a sua manutenção.

Uma demonstração desta participação foi dada pelos 60 garotos que fazem parte da escolinha de futebol e que, no aniversário da menor unidade de conservação mantida pela SMA, cuidaram do cultivo de 200 novas mudas de diversas espécies que servirão para aumentar a área verde do parque da Guarapiranga.

O momento de maior emoção, já no início da tarde, teve fundo musical de Emma Luiza de Souza Lima, que tocou piano enquanto o Núcleo de Educação Ambiental passava a receber o nome da ambientalista Viviane Whately, que dedicou boa parte de sua vida às causas ecológicas e que nos últimos anos teve particular dedicação aos trabalhos da SOS Guarapiranga e às ações que resultaram na criação do parque.

Ao falar da importância do trabalho realizado por Viviane, a diretora do Instituto Florestal, Maria Cecília Wey de Brito, destacou a dedicação de cada um para a continuidade da preservação do meio ambiente no Estado de São Paulo, o que na sua opinião seria muito difícil apenas com os recursos públicos.

‘A Secretaria do Meio Ambiente, através do IF, administra cerca de 900 mil hectares, que abrigam 92 unidades de conservação em todo o Estado e envolve quase 3% do território paulista. Para isso, conta com apenas meio por cento do orçamento que o governo dispõem. Ainda assim, conseguimos a proeza de apresentar números positivos, como o crescimento do total de áreas com cobertura vegetal que ainda restam no Estado. Com certeza, estes resultados não seriam obtidos apenas com recursos financeiros, mas são fruto principalmente da dedicação das pessoas que se unem ao nosso trabalho’.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Eli Serenza / Assessoria de Imprensa

(LRK)