Meio Ambiente: Parque Ecológico de Campinas realiza mostra da cultura dos índios ‘rikbaktsa’

A mostra termina no próximo dia 30 de abril

seg, 14/04/2003 - 13h12 | Do Portal do Governo

Mais de quatro mil crianças da rede escolar de Campinas já agendaram uma aula sobre a cultura dos índios ‘rikbaktsa’, que habitam a região noroeste do Estado do Mato Grosso, às margens do Rio Juruena.

A XI Mostra da Cultura Indígena que termina no dia 30 de abril, foi organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura de Campinas. Os visitantes poderão ver fotografias e objetos do artesanato típico dessa etnia indígena, como cocares, colares, braçadeiras, pilões e botoques de madeira com os quais enfeitam o nariz e a orelha.

O evento, produzido especialmente para o público escolar, conta com a monitoria de um casal indígena, que faz palestras, exibe vídeos e faz exibições de arco e flecha. Na tulha, onde antigamente se fazia a secagem de grãos de café, há a mostra e venda de artigos indígenas de várias etnias, organizadas pelo Programa Artíndia, da Fundação Nacional do Índio – FUNAI.

O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, administrado pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, localiza-se na Rodovia Heitor Penteado, km 3,5, Jardim das Palmeiras, em Campinas. O horário de visitação é das 9 às 18 horas, inclusive aos sábados e domingos. As visitas monitoradas de escolares poderão ser agendas pelos telefones (019) 3252-9988 ou 3294-3479

Os ‘rikbaktsa’

O termo ‘rikbaktsa’ – que significa os ‘seres humanos’ – designa os índios também conhecidos como os ‘canoeiros’, referindo-se à sua habilidade no manejo de canoas, ou também como os ‘orelhas-de-pau’, pelo uso de enormes botoques feitos de um tipo de madeira conhecida por caxeta, introduzicos nos lóbulos alargados das orelhas.

Segundo o pesquisador Rinaldo S.V. Arruda, em seu livro ‘Rikbaktsa, os canoeiros do Rio Juruena’, a sua população atual é de cerca de 1.025 pessoas distribuídas por mais de trinta aldeiras ao longo dos rios Juruena, Sangue e Arinos, num território que soma 320 mil hectares. Falam uma língua do tronco lingüístico ‘macro-jê’.

Tidos como guerreiros ferozes, ainda hoje impõem respeito à população regional pela sua persistência na defesa de seus direitos, território e cultura. As suas relações com as tribos vizinhas se caracterizaram pela hostilidade, opondo ainda resistência armada aos seringueiros até 1962, quando foram pacificados pelos jesuítas.

Hoje, os ‘rikbaktsa’ vivem em três territórios indígenas: o Rikbaktsa, demarcado em 1968, o Japuíra, demarcado em 1986, e um mais recente que é o Território Indígena do Escondido, demarcado em 1998, totalizando 320 mil hectares. Essas áreas ainda continuam atraindo garimpeiros, além da cobiça das madeireiras.

Por este motivo, segundo Rinaldo Arruda, os ‘rikbaktsa’ procuram saídas econômicas desenvolvendo projetos auto-sustentáveis, buscando recursos financeiros e ajuda técnica para enfrentar a pressão das madeireiras e das mineradoras.

Newton M. Miura
da Secretaria do Meio Ambiente

C.A