Meio Ambiente: Palestra explica presença da baleia de Bryde na costa paulista

Evento é organizado pelo Centro de Estudos em Conservação Marinha

seg, 25/08/2003 - 16h56 | Do Portal do Governo

O Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, promove nesta quinta-feira, dia 28, às 9 horas, a palestra ‘O Projeto da Baleia de Bryde no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos’.

A palestra foi organizada pelo Centro de Estudos em Conservação Marinha (Cemar) e será apresentada pela diretora do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, a oceanógrafa Mabel Augustówski, que mostrará os diversos aspectos dessa unidade de conservação e a sua importância na sobrevivência das espécies marinhas.

O Projeto da Baleia de Bryde foi criado para estudar a ocorrência desta espécie no litoral paulista, concentrando-se principalmente no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, embora tenham sido avistadas também nas regiões de Ilhabela, Ilha Anchieta e Arquipélago de Alcatrazes.

O evento será no auditório do Parque Estadual Alberto Loefgren, na Rua do Horto, 931.

Baleia de Bryde

As baleias de Bryde são encontradas em áreas subtropicais e tropicais na primavera e no verão. São uma espécie ainda pouco conhecida encontrando-se, provavelmente, sob ameaça, o que levou o Cemar a iniciar um projeto específico para aprofundar o conhecimento sobre esse cetáceo. No Brasil, a espécie ocorre principalmente na região Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo e, em menor proporção, no Rio de Janeiro, onde são avistadas em
Arraial do Cabo.

O Projeto Baleia de Bryde representa uma importante ação na conservação de baleias ao longo da costa brasileira, seguindo o exemplo do Projeto Baleia Jubarte, na Bahia, e do Projeto Baleia Franca, em Santa Catarina, que obtiveram bons resultados nos últimos 20 anos, fortalecendo a criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul, que vem sendo proposta pelo governo
brasileiro desde 1999.

Parque

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos é o primeiro parque marinho do Estado de São Paulo, fundado em 27 de setembro de 1993 por meio do Decreto Estadual no 37537, com a finalidade de proteger a fauna, flora e a beleza cênica desse ecossistema.

Abrange áreas emersas, como a Laje de Santos e rochedos conhecidos como calhaus, e imersas, como os parcéis e fundo arenoso. A Laje de Santos tem um formato que lembra uma baleia, com 550 m de comprimento, 33 m de altura e 185 m de largura, com uma área total de 5.000 hectares de área preservada.

Trata-se de uma área de grande interesse para a conservação da diversidade biológica na costa do Estado de São Paulo. Cardumes como bonitos, sardinhas, olhetes e outros são freqüentemente observados na Laje de Santos, onde encontram abrigo, alimento abundante e local para reprodução. Há também espécies de peixes não formadoras de cardumes, como as raias-manta (também conhecidas como raias-jamanta), animal-símbolo de Laje de Santos, que são atraídas pela concentração de alimento.

Para chegar ao Parque Estadual da Laje de Santos deve-se percorrer uma distância de cerca de 25 milhas, considerando os principais ancoradouros do Guarujá, da Ponta da Praia, em Santos, e do Mar Pequeno, em São Vicente.

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos / Proilhas fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão 192, Ponta da Praia, em Santos, SP. Mais informações pelo telefone (13) 3261-3445 ou pelo e-mail pemls@iflorestsp.br

Assessoria de comunicação da Secretaria do Meio Ambiente
C.A