Meio Ambiente: Operação Verão Limpo sem Dengue vai até 2 de fevereiro

Campanha deve ser retomada na semana do carnaval

qua, 22/01/2003 - 10h03 | Do Portal do Governo

A 15ª edição da campanha Verão Limpo sem Dengue, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, conta com uma equipe de 24 monitores para trabalhar nas praias de Santos, Guarujá e Praia Grande. Além de distribuírem sacolas para lixo, informam os banhistas sobre condições de uso das praias e esclarecem as pessoas sobre como combater o mosquito da dengue. Iniciada no dia 18, essa primeira fase da campanha se estenderá até 2 de fevereiro. E deve ser retomada na semana do carnaval.

Laboratório volante

Durante a cerimônia de lançamento, na Praia do Gonzaga, em Santos, o presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Rubens Lara, que ali representava o secretário de Estado do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, explicou que a empresa montou um laboratório volante que vai percorrer as principais praias da Baixada Santista.

Nesse laboratório, as pessoas podem saber como é feita a coleta de amostras de água para análise e também observar amostras do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. “Se uma pessoa nos trouxer exemplares de mosquitos ou de larvas, poderemos identificar na hora se são, ou não, do transmissor da dengue”, explicou o presidente da Cetesb.

Desenvolvida em parceria com as prefeituras do Litoral, a campanha conta com o apoio da Comgás, que financiou a confecção de folhetos, sacolas para lixo e materiais de divulgação. Embora os monitores estejam concentrados em Santos, Praia Grande e Guarujá, os demais municípios da Baixada Santista, do Litoral Norte e do Sul também devem receber esse material para distribuição nas praias.

Da Agência Imprensa Oficial

A.M.