Meio Ambiente: Operação Mata-Fogo treina voluntários para combater incêndios em florestas

A ação é realizada há 14 anos, envolvendo diversos órgãos estaduais e municipais

qui, 08/05/2003 - 16h20 | Do Portal do Governo

Fotos: Marília VazquezNo ano passado, foram registrados 5.409 focos de incêndios, com um aumento de 21,3% em relação ao ano anterior, queimando 7.709,72 hectares de matas e pastagens, com graves prejuízos para o meio ambiente.

É por esse motivo que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), por intermédio do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN), desenvolve a Operação Mata-Fogo para reverter essa situação por meio de ações de educação ambiental e treinamento de voluntários para as brigadas de incêndio.

A operação é realizada há 14 anos, envolvendo diversos órgãos estaduais e municipais, nos meses de outono e inverno quando a falta de chuvas deixa o ambiente propício à ocorrência de incêndios, que acontecem a partir de pontas de cigarros acesas lançadas na beira das estradas, balões que caem nas matas ou por causa da prática de queimada para a limpeza de pastos.

Fotos: Marília VazquezPara reverter essa situação, o DEPRN implementa a Operação Mata-Fogo mapeando os focos de incêndio, desenvolvendo campanhas para a conscientização da comunidade e, principalmente, realizando o treinamento de voluntários para as brigadas, preparando-os para combater o fogo em matas. As estratégias de ação foram aprimoradas ao longo dos anos mas, conforme Marília Aún, coordenadora da Operação Mata-Fogo, ‘nossa atuação ainda não atingiu o grau de eficiência desejado’.

Os cursos deste ano já foram iniciados com os instrutores do Corpo de Bombeiros passando noções sobre os mecanismos de propagação do fogo, direção dos ventos, utilização de ferramentas e equipamentos de proteção. Foi o que aconteceu com os 40 alunos que, no dia 28 de abril passado, participaram do primeiro dia do Curso de Combate a Incêndios Florestais, realizado no Parque Estadual do Jaraguá.

Cris Olivette da Secretaria do Meio Ambiente
Fotos: Marília Vazquez

C.A