Meio Ambiente: OPAS quer planejamento hospitalar para o atendimento a emergências

Representantes da Organização Panamericana de Saúde visitaram a Cetesb

ter, 16/03/2004 - 15h19 | Do Portal do Governo

Os representantes da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Alejandro Santander e Steven K. Ault, visitaram a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), na última quarta-feira, e participaram de duas reuniões.

A primeira, de cortesia, foi com o presidente Rubens Lara e com o diretor de Engenharia Ambiental, Lineu Bassoi, na qual agradeceram o apoio dos técnicos do Setor de Operações de Emergência, especialmente no caso de incêndio em galpão em Assunção, no Paraguai, onde se encontravam armazenadas dez toneladas de pesticidas.

Em seguida, os representantes da OPAS se reuniram com o gerente do Setor de Operações de Emergência, Edson Haddad, que a pedido da OPAS convidou para a reunião representantes dos serviços de saúde da Prefeitura e do Estado de São Paulo.

Os membros da OPAS estavam fazendo um levantamento do que as secretarias municipal e estadual de Saúde dispõem em termos de sistemas de prevenção, preparo e respostas a acidentes de origem natural, como enchentes, e de origem tecnológica, causados por produtos químicos. As duas instituições explicaram o que estão realizando nessa área e receberam da OPAS publicações técnicas e CDs rom sobre os dois temas.

A grande preocupação da OPAS, nesse momento, é fortalecer as áreas de saúde para que tenham capacidade de atender a uma grande demanda de vítimas de acidentes naturais ou tecnológicos. Os representantes da prefeitura e do Estado admitiram deficiências em suas respectivas secretarias, não estando preparadas para atender, por exemplo, ao mesmo tempo, 200 pessoas vítimas de intoxicação por substâncias químicas.

Para capacitar as áreas de saúde, a OPAS está direcionando os seus esforços para essa área, colocando à disposição profissionais que farão o repasse de experiências e de metodologias de planejamento técnico-hospitalar para atender a emergências provocadas por acidentes naturais ou tecnológicos. Os representantes da saúde ficaram de levantar as suas necessidades e marcar nova reunião para definir parcerias.

Em relação à Cetesb, Santander e Ault reafirmaram a condição da agência ambiental de centro de referência na América Latina para respostas a emergências químicas, sendo responsável pelo repasse de experiências aos demais países do Continente.

‘Em 2004, a exemplo do que ocorreu em 2003, quando os nossos técnicos estiveram no Panamá, a Cetesb deve receber da OPAS uma nova carta de acordo, definindo o país com o qual a companhia fará um acordo de cooperação internacional. Esse acordo tem como objetivo aprimorar o sistema de respostas a emergências químicas, podendo ser a Costa Rica ou o Equador’ afirmou Haddad.

Da Assessoria da Secretaria do Meio Ambiente/ Cristina Olivette/L.S.