Meio Ambiente: Ônibus híbridos serão testados em janeiro

Testes serão feitos no corredor entre o Parque D. Pedro II e o Sacomã

ter, 02/12/2003 - 20h20 | Do Portal do Governo

Será iniciado em janeiro os testes com 15 ônibus híbridos, com motores diesel e elétrico, operando em condições comerciais durante um ano, no corredor entre o Parque D. Pedro II e o Sacomã. Com essa finalidade, será assinada nesta quinta-feira, dia 4, às 9 horas, a resolução que cria o Programa de Ônibus Híbrido em São Paulo.

A resolução envolve as secretarias do Meio Ambiente, Transportes Metropolitanos e Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que farão o acompanhamento dos testes, avaliando os aspectos ambientais, operacionais e financeiros dos veículos. A Prefeitura de São Paulo participa do programa por meio da SPTrans.

Um ônibus híbrido, com um motor diesel de 80 HP, que gera a energia elétrica para o motor principal de 260 HP, será apresentado durante a solenidade. O veículo, fabricado pela Eletra, em São Bernardo do Campo, com tecnologia inteiramente nacional, custa aproximadamente US$ 100 mil, sendo 5% mais barato que um tróleibus e 30% mais caro que um ônibus convencional, com motor diesel.

Um protótipo desse veículo já circula em Santiago, no Chile, além de outros seis (EMTU e SPTrans) na Grande São Paulo. Segundo o fabricante, o ônibus híbrido apresenta um nível de ruído comparável ao dos tróleibus, emite 60% menos poluentes que um veículo convencional diesel, com um custo operacional 30% menor, e tem vida útil de 15 anos, semelhante à dos ônibus elétricos.

O programa tem o apoio financeiro da Fundação William e Flora Hewlett, de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos, que vai custear a diferença de custo dos veículos, bem como os testes de laboratório e de campo para avaliar o desempenho do sistema híbrido e os níveis de emissão de poluentes e de ruídos. A fundação desenvolve um projeto global de qualidade do ar em grandes cidades, elegendo como foco principal as cidades de São Paulo, Cidade do México e Beijin, na China.

Os testes serão realizados em conjunto pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), da USP, além da SPTrans e EMTU, vinculadas à Prefeitura de São Paulo.