Meio Ambiente: Ônibus da USP divulga preservação da água em cidades do interior

Projeto tem apoio da ONG Mãe Natureza

qui, 22/04/2004 - 15h13 | Do Portal do Governo

Um ônibus repleto de experimentos, com painéis, microscópios, maquetes, um modelo de hidrelétrica, projetor de cinema e outros materiais interativos de ensino irá percorrer cidades do interior paulista, para divulgar entre estudantes do ensino fundamental a necessidade da preservação da água. A concepção do projeto é do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (Cepof) do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e da ONG Mãe Natureza, sediada na cidade de Barra Bonita.

‘Tratamos de questões como o desperdício, a poluição e a disponibilidade da água, que é o recurso natural mais importante para a vida, mas é pouco trabalhado na educação escolar. Acreditamos que se dermos a contribuição que está ao nosso alcance e mantivermos o assunto em pauta, poderemos despertar a consciência das crianças’, diz Kleber Chicrala, responsável pelo setor de difusão e educação da IFSC.

Segundo Chicrala, o trabalho está focado principalmente na bacia hidrográfica dos rios Tietê-Jacaré, que abrange grande número de municípios no interior do Estado. ‘Enviamos convites para as prefeituras e até o momento deveremos visitar cerca de 34 cidades. Percebemos que quando um município se inscreve, os vizinhos se interessam, e os pedidos de visitas continuam chegando. Imaginamos que o projeto possa durar mais de um ano’. Entre as cidades já inscritas, estão São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, Barra Bonita e Brotas.

O trabalho também está incentivando a promoção de concursos de redação nas escolas que visitarem os ônibus. Os alunos vencedores serão contemplados com medalhas oferecidas pela USP e pela ONG Mãe Natureza e farão participações na série temática sobre as águas do programa Vida & Ciência , transmitido pela TV Senado, pelas redes comunitárias de televisão de Brasília e São Carlos e pelo canal 25 da TV a cabo de São Carlos.

Nesta quinta-feira, dia 22, às 16 horas, o ônibus estará em exposição para a imprensa e para a população de São Carlos, ao lado do IFSC, no Campus I da USP na cidade. As visitas locais começarão neste dia e, a partir da segunda semana de maio, se iniciarão as viagens para outras localidades. O IFSC fica no Campus I da USP, na Av. Trabalhador São Carlense, 400, São Carlos. Mais informações: (0XX16) 9703-2548, com Kleber Chicrala

Da Agência USP de Notícias/ Lucas Telles/L.S.