Meio Ambiente: Número de acessos ao site da Cetesb cresce dez vezes em dezoito meses

Qualidade das Praias é um dos ítens mais acessados

qua, 21/07/2004 - 16h35 | Do Portal do Governo

O site da Cetesb (www.cetesb.sp.gov.br), lançado há exatos oito anos, em junho de 1996, passou por uma série de modificações, sempre com o objetivo de torná-lo o mais completo e informativo possível.

O resultado das mudanças, bem-sucedidas, pode ser comprovado pelas últimas estatísticas realizadas: há um ano e meio, o site recebia, por mês, 190 mil visitas; dezoito meses depois, os acessos cresceram dez vezes e o mês de junho último foi fechado com 2 milhões de acessos, em seus trinta dias. No ‘ranking’ dos assuntos mais procurados pelos internautas, o campeão foi o referente a ‘Águas – Qualidade das Praias’.

A conexão em rede das diversas áreas da Cetesb disponibilizou uma infinidade de informações, tanto para os usuários da rede interna, via Intranet, como para o público em geral, via Internet. Em outras palavras, esses 2 milhões de acessos, em números redondos, equivalem a 65 mil acessos por dia, 2.700 por hora, 45 por minuto, ou ainda, um acesso a cada 0,75 segundo.

Por outro lado, os números indicam um aumento da consciência ambiental, induzindo a população a buscar, cada vez mais, informações sobre o tema. Essa busca pode estar direcionada à produção de um trabalho escolar, à viagem de final de semana para a praia, à preocupação com a saúde dos filhos, a implantação de um empreendimento industrial etc.

Por seu lado, os funcionários da Cetesb, que sempre se orgulharam de realizar um trabalho voltado ao controle da poluição ambiental, que influi diretamente na proteção da saúde e na preservação da natureza, têm agora mais uma ferramenta para dimensionar o retorno desse esforço.

Os tópicos mais acessados, em ordem decrescente, foram: Água – Qualidade das Praias; Meio ambiente – Geral; Consulta a Processos de Licenciamento; Licenciamento de Postos de Combustíveis; Serviços; Ar; Emergência; Solo; Fale Conosco; Prevenção à Poluição; Áreas Contaminadas; e Biblioteca.

O levantamento informa, também, que os usuários imprimiram 425 mil páginas e abriram 317 mil documentos. Também é possível saber que 95,45% das visitas foram feitas a partir de uma localidade dentro do território nacional e 4,54% são provenientes de outros países.

Em relação aos ‘downloads’ baixados, a liderança ficou por conta do arquivo do ‘Clipping’ de notícias, que foi baixado 7 mil vezes. O arquivo de Prevenção à Poluição foi baixado 1.700 vezes e o arquivo do Guia Técnico de Emergência, 1.600. O Relatório de Qualidade do Ar, assim como o relatório de Áreas Contaminadas e o arquivo de Passivos Ambientais de Postos de Gasolina foram copiados 800 vezes. Já os arquivos de Prevenção à Poluição em Residência e o Inventário de Resíduos Sólidos Domiciliares – 2003 foram baixados 750 vezes.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb/Cris Olivette/L.S.