Meio Ambiente: Novos serviços da Cetesb ganham certificação de qualidade da ISO 9001

Cetesb torna-se o primeiro órgão público no Brasil a contar com o reconhecimento da organização internacional-ISO, que garante os padrões de qualidade

qui, 25/04/2002 - 20h16 | Do Portal do Governo

Desde o último dia 23 de abril, todos os procedimentos de licenciamento e de fiscalização da Agência Ambiental do Ipiranga e as ações do Setor de Operações de Emergência da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, têm a certificação da ISO 9001:2000.

A entrega das certificações contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, do presidente da Cetesb, Dráusio Barreto, e Michel H. Dreschsel, presidente da DQS do Brasil, instituição vinculada à Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão, que efetuou auditorias nos dias 7 e 8 de março últimos, segundo os procedimentos pela ISO para o reconhecimento dos padrões de qualidade dos serviços.

Na oportunidade, o secretário Goldemberg ressaltou a atuação da agência ambiental paulista que, pelos serviços prestados, tem papel de destaque tanto no âmbito estadual como no nacional, referindo-se à empresa como a maior do gênero na América Latina. Afirmou ainda que a certificação da ISO tem um significado muito especial, pois é o resultado do empenho de todos os funcionários das áreas envolvidas, com ganhos para toda a sociedade.

Para Dráusio Barreto, ‘foram dois anos de preparo, de cumprimento de tarefas, de demandas e de prestação de serviços, com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários dos serviços públicos’. O presidente da Cetesb afirmou ainda que será elaborado um cronograma para que todas as áreas da companhia tenham seus serviços certificados.

Validade do ISO

A certificação tem o reconhecimento internacional do IQNet – The International Certification Network, órgão de cooperação integrado por 28 países, como Alemanha, Japão e Canadá, entre outros, e o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Com a certificação, a Cetesb torna-se o primeiro órgão público no Brasil a contar com o reconhecimento da norma criada em 1994 e atualizada, em 2000, pela International Standardization Organization – ISO, para garantir os padrões de qualidade de produtos e de serviços. A certificação tem validade de três anos, mas passa por auditorias semestrais para garantir a qualidade dos serviços, apontando eventuais distorções de procedimentos e correções que se fizerem necessárias para a sua manutenção.

Desta maneira, a Cetesb, que já conta com a certificação da Norma ISO 17015 para os Laboratórios de Análises Ambientais e de Emissão Veicular, cumpre mais uma etapa do seu Programa de Qualidade e Produtividade, implantado em junho de 1996, em atendimento às determinações do Programa Permanente de Qualidade e Produtividade no Serviço Público instituído pelo Governo do Estado de São Paulo pelo Decreto nº 40.536, de 12 de dezembro de 1995, que abrange todos os órgãos e entidades da administração pública estadual, direta e indireta.