Meio Ambiente: Novo conselho gestor ambiental toma posse em Ilha Comprida

Objetivo é proteger um dos últimos ecossistemas preservados do litoral brasileiro

qui, 28/10/2004 - 17h26 | Do Portal do Governo

Os 14 membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental – APA Ilha Comprida – tomaram posse em solenidade realizada na quarta-feira, dia 27, na Câmara Municipal local.

O colegiado tem como principais atribuições a elaboração do regimento interno, acompanhamento da elaboração e implementação do plano de manejo da APA, integração da unidade de conservação com as demais unidades e espaços protegidos e articulação com os órgãos públicos, instituições financeiras, organizações não-governamentais e da iniciativa privada, para concretização dos planos, programas e ações de proteção, recuperação e melhoria dos recursos ambientais existentes na unidade de conservação.

Localizada na planície litorânea, ao sul do Litoral paulista, a Ilha Comprida é uma longa e estreita restinga da Região Estuarina-Lagunar Cananéia-Iguape-Paranaguá, poucos metros de altura acima do nível do mar, com cerca de 70 km de comprimento por 3 km de largura. A APA corresponde a toda área da ilha, que constitui também a área total do Município de Ilha Comprida.

A APA Ilha comprida foi criada em 11 de março de 1987 com o objetivo de proteger um dos últimos ecossistemas preservados do litoral brasileiro, que abriga uma área de fundamental importância como viveiro natural de espécies marinhas e terrestres do Atlântico Sul, além de constituir importante base de apoio para aproximadamente 30 espécies de aves migratórias.

A ilha é responsável pela manutenção do equilíbrio ecológico do Complexo Estuarino-Lagunar, pois constitui uma barreira natural para a proteção do Mar Pequeno e Mar de Cananéia das influências das marés e ventos marítimos. Os seus mangues e terrenos alagados são importante fonte de alimentos para espécies de moluscos, caranguejos e crustáceos diversos.

Além dos representantes dos órgãos governamentais do Estado e da prefeitura local, o Conselho Gestor da APA Ilha Comprida conta com a participação dos seguintes representantes da sociedade civil:

Conheça a nova Composição do Conselho Gestor
da APA – Ilha Comprida:

– Associação dos Proprietários de Imóveis da Ilha Comprida – Francisco Silvestre e Edivaldo Aparecido Sampaio

– Associação de Proteção Ambiental e Vida – GUANANDI – Joel Pereira e Roberta Micheli Pereira

– Rotary Club de Ilha Comprida – José Abdelnur Abrão Filho e Fani Moreira Varella Abrão

– Associação de Surf do Vale do Ribeira – ASVR – Ricardo Oliveira Ragni de Castro Leite e Rogério Zambarda Bouchet

– Sociedade Amigos do Bairro de Pedrinhas – Manoel Fernando de Oliveira Lisboa e Roberto Oliveira Leite

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Cris Couto/L.S.