Meio Ambiente: Novas publicações sobre coleta seletiva e lixo doméstico

Estão disponíveis no site da Secretaria

qua, 10/09/2003 - 11h22 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, por intermédio da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, está colocando à disposição de professores, estudantes e ambientalistas, no “site” www.ambiente.sp.gov.br, três novas publicações sobre resíduos sólidos, que podem ser reproduzidos gratuitamente por meio de “download”.

Ao entrar no “site”, basta clicar no ícone “Educação Ambiental” e seguir para “Publicações”. Desta maneira, a SMA está atendendo a grande demanda do público por esse material, possibilitando que maior número de pessoas leiam sobre meio ambiente.

Uma das novas publicações disponíveis é “Coleta Seletiva – Guia de Implantação – Prefeitura”, com texto de João Fuzaro e Lucilene Teixeira Ribeiro, que oferece aos técnicos das administrações municipais informações para a implantação da coleta seletiva em suas cidades.

Os interessados no assunto podem ler também o livro “Lixo – uma responsabilidade de todos nós”, com texto de Maria Julieta Penteado e Sandra Nair dos Santos Almeida. Esta publicação é uma das mais procuradas pelas pessoas que lidam com a questão do lixo. O leitor terá informações sobre os impactos dos resíduos sólidos domésticos na vida de cada um de nós, promovendo uma reflexão sobre o consumo e desperdício.

E, por último, a SMA colocou à disposição o livro “Coleta Seletiva –na escola, no condomínio, na empresa, na comunidade, no município”, com texto de Maria do Rosário Fonseca Coelho. A publicação tem o objetivo de orientar a sociedade, apontando passo a passo o programa de coleta seletiva e como implantá-lo na sua comunidade.
Outras publicações

Além desses três novos livros, a SMA mantém à disposição, também para reprodução na Internet, as seguintes publicações:
– Educação Ambiental – Elaboração de Projetos FEHIDRO, de José Flávio de Oliveira – SMA /CPLEA;
– Conceitos para se fazer Educação Ambiental, de Donella Meadows, com tradução adaptada de Maria Julieta Penteado;
– Em direção ao mundo da vida: interdisciplinariedade e educação ambiental, de Isabel Cristina de Moura Carvalho;
– Mata Atlântica: mamíferos e pegadas, aves e bicos, de Claudia Schaalmann, com ilustrações de Marília Aun, Ninon Mercier e Kátia Faria;
– Juquinha e o lixo da história, texto e ilustrações de José Augusto de O. Camargo, editada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA;
– A Piaba Sabia, de Maria Toralles e Gilberto Luiz Borges – SMA
– Manual do Monitor Ambiental – coordenação técnica de Alexandre Penteado Villar Félix e Ivani Areias, da CEAM/SMA, e Roney Perez dos Santos, do CINP/SMA.

Vídeos

O Centro de Referências de Educação Ambiental dispõe ainda de um grande acervo de vídeos produzidos por diversões órgãos ambientais nacionais e estrangeiros. Para saber quais os vídeos disponíveis, os interessados devem entrar no “site” da SMA e clicar “Videoteca”. Trata-se da página do Centro de Referências de Educação Ambiental, que traz cerca de 470 títulos, com as respectivas sinopses.

Além de subsidiar as ações desenvolvidas por órgãos da SMA, esse acervo está disponível ao público por meio de um sistema de empréstimo.Podem ser retirados até cinco vídeos em cada empréstimo, com um prazo máximo de permanência de dez dias.

Videoteca do Centro de Referências de Educação Ambiental
Avenida Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda
De segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas
Mais informações pelo telefone 5058-0029

da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

GB