Meio ambiente: Museu Geológico usa tecnologia virtual para exibir seu acervo palenteológico

Novidade coloca MUGEO no nível dos museus internacionais

seg, 17/10/2005 - 14h39 | Do Portal do Governo

Novidade coloca MUGEO no nível dos museus internacionais

O Museu Geológico Valdemar Lefèvre, mais conhecido como MUGEO, mantido pelo Instituto Geológico, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no Parque da Água Branca guarda em seu acervo importantes exemplares de fósseis com mais de 2 bilhões de anos, que a partir do dia 20 de outubro poderão ser apreciados pelos visitantes através de tecnologia que vem sendo usada nos mais modernos museus internacionais. Para visualizar fósseis e outras peças do rico acervo palenteológico, os visitantes terão a disposição dois ‘touch-screen’, semelhantes aos totens utilizados em alguns shoppiongs centers, pelos quais terão acesso ao material visual, que inclui também a reprodução da fauna e flora existente em períodos que variam de 2 bilhões a 700 anos passados.

Entre as raridades exibidas pelo MUGEO encontram-se o fóssil de um dos três morcegos encontrados em todo o continente americano, além de dinossauros, peixes e diversos vegetais, entre outras espécies das diferentes eras do planeta, que encantam os visitantes. Um grande atrativo, pela antiguidade registrada, são os estromatólitos, fósseis de algas que existiram no Vale do Ribeira há dois bilhões de anos.

Durante a inauguração, a partir das 10 horas, as imagens visualizadas nos totens serão também projetadas no prédio em frente ao museu, onde ficava o antigo Tattersal do Parque da Água Branca, na Avenida Francisco Matarazzo, 455. A exposição virtual será exibida normalmente, com os totens à disposição do público durante o funcionamento do museu, que abre de terça a domingo, das 9 às 17 horas. A projeção das imagens, depois do dia 20 próximo, no entanto, será feita mediante o agendamento de grupos, que podem entrar em contato pelos telefones 3673.6797 ou 3872.6758.

Secretaria do Meio Ambiente