Meio Ambiente: Museu Florestal comemora Dia Internacional da Mulher

Exposição mostra luta da ambientalista Vera Lúcia Braga para preservar o cinturão verde da Capital

qui, 04/03/2004 - 11h04 | Do Portal do Governo

O Museu Florestal ‘Octavio Vecchi’, situado no Parque Estadual Alberto Löfgren, antigo Horto Florestal, vai comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, com dois eventos: a abertura da exposição ‘Verdadeira Luz da Selva’, com textos e fotos mostrando a luta da ambientalista Vera Lúcia da Silva Braga, para a preservação do Cinturão Verde da cidade de São Paulo, e a palestra ‘A Mulher e a Terra’, proferida pela engenheira agrônoma Ondalva Serrano.

A exposição ficará aberta ao público até junho, quando serão comemorados os dez anos do tombamento da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. A homenagem a Vera Lúcia deve-se à sua luta, liderando um movimento para a preservação de áreas verdes na região da Cantareira que compõem o Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. A luta culminou no tombamento da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo pela UNESCO, em 1994.

‘Mais árvores. Menos armas’: este foi o lema criado por Vera Lúcia, orientando o programa desenvolvido na reserva oferecendo cursos de formação ecoprofissional a jovens carentes afastando-os da marginalidade. O programa recebeu premiação da Fundação Ted Turner, escolhida entre atividades desenvolvidas em mais de 350 reservas de biosfera do mundo.

A programação do dia 8 inclui visita ao Parque Estadual Alberto Löfgren e ao Núcleo da Pedra Grande do Parque Estadual da Cantareira.

O Museu Florestal, administrado pelo Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, fica na Rua do Horto, 931, na Capital, e pode ser visitado das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira, com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (0xx11) 6231-8555, ramal 2063.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

(LRK)