Meio Ambiente: Municípios passam a atuar na fiscalização da poluição do ar na Grande São Paulo

Até 30 de novembro, um grupo de trabalho deverá concluir o plano de ação

sex, 11/10/2002 - 16h34 | Do Portal do Governo

Os municípios da Região Metropolitana de São Paulo passarão a atuar de forma mais efetiva no gerenciamento da qualidade do ar, seguindo as recomendações da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Este é o objetivo do Comitê Metropolitano do Ar Limpo (Comar).

O regimento interno do Comar, concluído no dia 9 de outubro, estabelece as formas de inter-relacionamento dos municípios que o integram, harmonizando as ações do Estado e das prefeituras no controle da poluição do ar na região.

Até o dia 30 de novembro, um grupo de trabalho deverá concluir o plano de ação do comitê, propiciando um atendimento mais ágil a ocorrências com impactos locais, combatendo os pequenos incômodos à população, como ruídos e mau-cheiro, entre outros. Com essa finalidade, a Cetesb vai oferecer o necessário treinamento a funcionários dos municípios.

Os membros do Comar se reunirão uma vez por mês ou em caráter extraordinário, quando houver necessidade. Além de representantes dos municípios, o comitê conta com a participação do Ministério do Meio Ambiente, organizações não-governamentais, Secretarias de Estado, Universidade de São Paulo, Agência Nacional de Petróleo, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e Associação Nacional de Transporte Público – ANTP.

Cris Olivette