Meio Ambiente: Motorista é preso com carga de 100 bromélias em Biritiba-Mirim

Crime foi combatido pela Polícia Ambiental

qua, 03/03/2004 - 15h09 | Do Portal do Governo

Uma Kombi furgão, de placas CSW 1141, com uma carga de 100 bromélias, provavelmente furtadas de propriedades particulares ou de áreas protegidas da Serra do Mar, foi apreendida na segunda-feira, dia 1, na Estrada do Casqueiro, em Biritiba-Mirim.

O condutor do veículo, Marcos de Souza, foi detido pelo crime previsto no artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais, por transporte de espécies da flora nativa sem a devida licença.

A ação foi decorrência de uma denúncia mobilizando o sargento Feital e o soldado Morine, da 1ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Ambiental, que por volta das 16,45 horas deteve o veículo e o seu condutor. Essa modalidade de infração, prevista na Lei de Crimes Ambientais, sendo passível de pena de 6 meses a um ano de reclusão e multa.

A infração praticada por Souza, que deverá responder a processo em liberdade, tem a agravante do fato da maioria das bromélias ser considerada espécie em extinção. As plantas apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Estudos e Monitoramento da Serra do Itapeti (CEMASI), localizado na Estrada Cruz do Século, s/nº, em Mogi das Cruzes.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente

L.S.