Meio Ambiente: Mostra em igreja na Zona Leste da Capital realça necessidade de preservação da água

Exposição integra a Campanha da Fraternidade deste ano - 'Água, fonte de vida'

seg, 09/08/2004 - 14h15 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SMA) inaugurou neste sábado, dia 7, a mostra itinerante “A Água na Palavra da Mulher” na Paróquia São Pedro Apóstolo, à Avenida do Oratório, 6.276, Vila Industrial, na Zona Leste da Capital.

A exposição, organizada pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental (CPLEA), órgão da SMA, consiste de 18 painéis que abordam a problemática da escassez dos recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo, para incentivar a preservação do meio ambiente e o uso racional da água.

Esta é a segunda vez que a mostra ocorre nesse local. Além dos cartazes com frases e ilustrações alusivas ao tema, haverá uma palestra ministrada por Neide Araújo, funcionária da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11-6103.1546.

A exposição

A exposição integra a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Água, fonte de vida”, sobre o qual a Paróquia São Pedro vem desenvolvendo uma série de atividades. Os 18 painéis mostram ao público que, entre outros aspectos, embora a maior parte do planeta seja formada por água, apenas 2,5% de todo esse recurso é considerado potável. Assim, alerta-se para a necessidade de sua preservação, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo, onde 18 milhões de habitantes necessitam de água tratada todos os dias.

Os visitantes da exposição também são informados de que, no primeiro semestre de 2003, foram retirados do leito do Rio Tietê cerca de 80 mil pneus ao lado de outros resíduos de origem doméstica ou industrial. O resultado da poluição é a água poluída que pode provocar diversas espécies de doenças.

Outras exposições

A CPLEA organizou outras duas exposições intituladas “Resíduos Sólidos” e “A Floresta no Olhar da História”, que também podem ser exibidas em igrejas, clubes e outras entidades. A primeira exposição tem como tema a redução, o reúso e a reciclagem de materiais como papel, metal, plástico, vidro e madeira, contando com 12 cartazes que incentivam a coleta seletiva e a sustentabilidade para minimizar a poluição do ar, da água e do solo. A outra exposição conta com 16 cartazes que mostram a relação do homem com a floresta desde o descobrimento do Brasil.

Instituições interessadas em promover a mostra devem entrar em contato com o Departamento de Educação Ambiental da CPLEA, pelo telefone 11-3030.6659.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Priscilla Martini/L.S.