Meio Ambiente: Monitores ambientais vão atuar na região da Serra da Bocaina

Eles receberam no dia 6 o certificado do curso de capacitação promovido pela Secretaria do Meio Ambiente

qui, 12/02/2004 - 10h04 | Do Portal do Governo

A região do Vale Histórico, na Serra da Bocaina, na junção da Serra do Mar com a Serra da Mantiqueira, passou a contar com 29 monitores ambientais. Eles receberam no dia 6 o certificado do curso de capacitação promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental (CPLEA), em parceria com o Instituto Florestal, Núcleo Regional de Educação Ambiental do Vale Histórico e Prefeitura Municipal de Bananal.

A iniciativa, que também teve o apoio da Polícia Ambiental e da Fundação Florestal, além do Sebrae, tem como objetivo propiciar o desenvolvimento regional e a geração de empregos, por meio de atividades ligadas ao ecoturismo. Abrange as comunidades locais no processo de gestão dos recursos naturais e estimula sua preservação e utilização sustentável.

A Serra da Bocaina e a região onde está localizado o Vale Histórico abrigam remanescentes da mata atlântica, preservados pela Estação Ecológica do Bananal, com grande diversidade de plantas, animais e microorganismos, que atraem visitantes e pesquisadores. Além das riquezas naturais, a área preserva remanescentes arquitetônicos do tempo do Império, mantendo rico patrimônio histórico, formado por antigas construções e fazendas da época áurea das plantações de café.

Da Secretaria do Meio Ambiente
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)