Meio Ambiente: Monitores ambientais começam a atuar na região de Bananal

Iniciativa estimula atividades ligadas ao ecoturismo e gera novos empregos

seg, 09/02/2004 - 14h06 | Do Portal do Governo

A região do Vale Histórico, na Serra da Bocaina, passou a contar com 29 monitores ambientais. Eles receberam na última sexta-feira, 6 de fevereiro, o certificado do curso de capacitação promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental-CPLEA, em parceria com o Instituto Florestal, Núcleo Regional de Educação Ambiental do Vale Histórico e Prefeitura Municipal de Bananal.

A iniciativa, que teve também o apoio da Polícia Ambiental e da Fundação Florestal, além do SEBRAE, tem como objetivos propiciar o desenvolvimento regional e a geração de empregos, por meio de atividades ligadas ao ecoturismo, envolvendo as comunidades locais no processo de gestão dos recursos naturais e estimulando sua preservação e utilização sustentável.

Localizada na junção da Serra do Mar com a Serra da Mantiqueira, a Serra da Bocaina e a região onde está localizado o Vale Histórico abrigam remanescentes da mata atlântica, preservados pela Estação Ecológica do Bananal, com grande diversidade de plantas, animais e microorganismos que atraem visitantes e pesquisadores. Além das riquezas naturais, a região preserva remanescentes arquitetônicos do tempo do Império, mantendo um rico patrimônio histórico, formado por antigas construções e fazendas da época áurea das plantações de café.

Da Secretaria de Estado do Meio Ambiente

(LRK)